Agregar serviços – como rotisserie, com pratos prontos, e ampliação de cafeterias – a fim de fomentar a experiência de compra dentro das lojas. Essa é a estratégia do Grupo Carrefour Brasil (GCB) para o formato hipermercado. E a praça escolhida para os testes foi o Rio de Janeiro devido ao perfil do público, mais inclinado à interação dentro dos estabelecimentos. Contudo, para 2025, o foco segue nas grandes unidades do Atacadão e Sam’s Club.
Essa aposta busca explorar características do comportamento do consumidor do Rio que privilegia a interação com os atendentes, o que difere do verificado em São Paulo, onde o autosserviço predomina.
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No futuro, a companhia pensa na possibilidade de ampliar outros formatos menores, como os que existem em São Paulo e em Brasília, mas explorar grandes mercados com serviços faz mais sentido, no momento.
Ainda em relação ao layout e ao perfil de lojas, algumas práticas adotadas fora do Brasil, poderão ser replicadas aqui. Na Europa, por exemplo, há várias lojas de proximidade em formatos, como: Carrefour Express, Carrefour Bairro e até Carrefour Montanha. Na Argentina, as unidades têm apostado na criação de “‘mundos”, onde há um espaço só de esportes, em que o cliente encontra roupa, acessórios, etc.
Quanto ao mix, itens para pets é vista como promissora no bazar, enquanto, na seção de bebidas, refrigerantes tradicionais devem perder espaço para opções zero açúcar.
Sobre os planos de expansão, embora a companhia pretenda abrir mais lojas com a bandeira Sam’s Club em 2025, o grande motor de crescimento continua a ser o Atacadão, que é mais alinhado ao consumidor brasileiro.
Fonte: O Globo