Home SeçõesNegócios Carrefour cumpre metas ESG no campo social

Carrefour cumpre metas ESG no campo social

De Administrador SH
0 Comentário

Inscrições vão até amanhã para o evento que irá envolver pessoas com deficiência

Comprometido com a inclusão e a valorização da diversidade, o Grupo Carrefour Brasil, maior ecossistema do varejo alimentar do país, realizará entre os dias 21 e 25 de março uma ação voltada exclusivamente para a contratação de pessoas com deficiência.

A companhia, em parceria com o Instituto da Oportunidade Social (IOS), também está com inscrições abertas até o dia 16 de março para o curso de formação profissional voltado para pessoas com deficiência que morem em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

“Diversidade é um princípio do qual não abrimos mão. Promovemos a inserção e capacitação profissional para grupos minorizados por entendermos que o trabalho é um dos principais fatores de inclusão social e que o setor do varejo é uma porta de entrada importante para o mercado de trabalho”, afirma Kaleb Machado, gerente de Diversidade e Inclusão do Grupo Carrefour Brasil.

Além dessas iniciativas, a companhia — por meio de sua Plataforma de Diversidade que completa 10 anos em 2022 — desenvolve uma série de outras ações voltadas para pessoas com deficiência, como a divulgação ao longo de todo o ano de vídeos específicos sobre a temática, enviados para líderes e colaboradores, e a confecção de coletes de identificação para colaboradores com deficiência auditiva nas lojas.

Em abril, a companhia anunciou também o Programa IDE (Inclusão, Diversidade e Equidade) voltado para o desenvolvimento e aceleração de carreira de colaboradores de grupos minorizados, dentre os quais estão incluídas pessoas com deficiência.

Semana D de Contratação de Pessoas com Deficiência

Com diversas edições ao longo do ano, os chamados Dias e Semanas D, realizados pela companhia desde 2018, consistem em datas especiais voltadas para a contratação de profissionais de grupos minorizados.

Com esta iniciativa, o Grupo Carrefour Brasil vem contribuindo para a inclusão profissional dessas pessoas, reforçando o compromisso com o aumento da representatividade no seu quadro de colaboradores. Somente no ano passado, 131 novos colaboradores com deficiência passaram a integrar a companhia por meio dessa ação.

As vagas são para todas as unidades do Carrefour no Brasil e possuem cargas horárias distintas de acordo com a oportunidade. Todas as etapas do processo seletivo acontecem de forma online, com exceção da entrevista com o gestor que é realizada presencialmente para que o candidato possa visitar a unidade e visualizar a função que será desempenhada. As inscrições acontecem entre os dias 21 e 25 de março na página de Carreiras da companhia (acesse aqui).

Curso de capacitação

O Grupo Carrefour Brasil em parceria com o IOS — que atua desde 1998 promovendo a formação profissional gratuita e a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência — está com inscrições abertas até 16 de março para o curso gratuito de formação profissional para pessoas com deficiência. O curso oferece vagas para 24 alunos, que recebem uma ajuda de custos de R$ 150,00, e as inscrições podem ser feitas diretamente no site do IOS (clique aqui). Para participar, os únicos requisitos são que os candidatos sejam maiores de 18 anos e estejam cursando ou já tenham concluído o Ensino Médio.

O curso é realizado no formato online e tem um mês de duração, com aulas diárias (de segunda à sexta-feira), de quatro horas, que começam em 21/03/2022. A formação é voltada para atuação na área de varejo, nas funções de operador e atendente de lojas, supermercados e farmácias. Ao final, a companhia selecionará participantes para vagas de trabalho nas lojas do Carrefour, localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

A ação faz parte do Programa de Formação e Inclusão Carrefour, que está na sua terceira edição. Na primeira turma, realizada em outubro de 2021, foram formados 19 profissionais, que se juntarão às 24 pessoas que estão em formação na turma iniciada em fevereiro deste ano.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada