Montante representa uma baixa anual de 28,2%; Proventos pagos serão de R$ 153 milhões
O reporte de lucro do Carrefour Brasil, referente ao quarto trimeste de 2022 (4T22), causou rebuliço no mercado ao longo do dia: mesmo com lucro de R$ 550 milhões, o montante foi 28,2% inferior ao conquistado no mesmo período de 2021. O número foi apresentado pelo grupo como “resultado dos custos das conversões de lojas adquiridas do BIG e maiores despesas financeiras. Ao mesmo tempo, as vendas líquidas cresceram 36,3%.
“2022 foi um ano marcante para o Grupo Carrefour Brasil com a bem-sucedida integração do Grupo BIG, consolidando nossa posição de liderança no varejo brasileiro. As conversões de lojas estão à frente do planejado e as lojas convertidas estão entregando aumentos de vendas encorajadores, demonstrando a expertise do Grupo Carrefour Brasil e a força de seu modelo e nosso propósito de levar alimentos acessíveis e de qualidade à população brasileira”, avalia a CEO Stéphane Maquaire.
Ele completa que, “no ano passado, também fortalecemos ainda mais o ecossistema do Grupo Carrefour Brasil, com expansão acelerada de lojas, nosso surgimento como líder no e-commerce brasileiro de alimentos e inovação contínua em serviços financeiros com o lançamento do cartão de crédito Sam’s Club”.
O Grupo apresentou um desempenho muito forte tanto no ano como no quarto trimestre, evidenciado por fortes ganhos de market share. Atacadão e Carrefour Varejo registraram crescimento de dois dígitos em vendas comparáveis e lucratividade sólida, o Sam’s Club apresentou melhorias sólidas desde a integração e o Banco Carrefour continuou a aumentar seu faturamento, portfólio e resultados.
“Além disso, reforçamos nossos compromissos com a sociedade e o meio ambiente. Em cargos de liderança, atingimos 41,5% de pessoas negras e 39% de mulheres. Criamos o Comitê de Florestas e anunciamos investimentos de R$ 50 milhões para proteção da biodiversidade . Em um ambiente muito desafiador, o Grupo Carrefour Brasil está ao lado dos consumidores brasileiros e de todos os seus stakeholders para fornecer produtos e serviços de qualidade a preços competitivos em uma ampla gama de formatos e canais”, enumerou Maquaire.
Ele afirmou, ainda, que o Carrefour Brasil prepara ações comerciais “muito fortes” para o setor de atacarejo no primeiro semestre, segmento em que compete mais intensamente com o rival Assaí.
Dívida e investimentos
Em 31 de dezembro de 2022, a dívida líquida da companhia era de R$ 12,740 bilhões, um crescimento de 184% na comparação com a mesma etapa de 2021. O indicador de alavancagem financeira, medido pela dívida líquida/Ebitda ajustado, ficou em 1,92 vez em dezembro/22, alta de 1,13 vezes em relação ao mesmo período de 2021.
O Capex total foi impulsionado pelo capex de expansão que foi de R$ 1,4 bilhão no 4T22, R$ 691 milhões acima do 4T22, principalmente pela expansão da conversão de lojas do Grupo BIG (R$ 829 milhões no 4T22) em linha com o plano acelerado.
O Conselho de Administração do Carrefour também aprovou a distribuição de proventos no valor de R$ 153 milhões de forma que, somados aos proventos já distribuídos em relação ao exercício de 2022, seja atingida a distribuição de valor equivalente a 45% do lucro líquido ajustado da companhia.