À época, a transação ficou em R$ 7,5 bilhões para aquisição de centenas de lojas, postos de combustíveis e CD’s
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) julgará a aquisição do Grupo BIG Brasil pelo Carrefour (CRFB3).
A análise da operação de aquisição do Grupo BIG ocorrerá no dia 25 de maio, conforme informado pelo próprio Cade no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (19).
A superintendência-geral do Cade já havia recomendado a aprovação desta transação em janeiro.
Entretanto, naquela ocasião tinha condicionado o negócio ao desinvestimento de algumas unidades do atacarejo.
Após o fechamento do Mercado Financeiro nesta quinta-feira, o Carrefour divulgou fato relevante dando conta que acionistas aprovaram em Assembleia a compra do grupo BIG.
O negócio vai expandir a presença da unidade brasileira do grupo francês em regiões como o Nordeste e o Sul do país em um momento de rápida expansão do atacarejo, cujo principal rival do Carrefour Brasil é o Assaí, detido pelo também francês Casino.
Relembre a compra do Big pelo Carrefour
A operação de R$ 7,5 bilhões, anunciada em março de 2021 pelo Carrefour, será votada pelos acionistas da companhia em assembléia nesta quinta.
No dia da divulgação da compra as ações do Carrefour subiram 13% na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).
O Carrefour vai comprar 386 unidades de varejo, 15 postos de combustíveis e 11 centros de distribuição para levar adiante as atividades de atacado do Big.
O Cade tem até 240 dias, prorrogáveis por mais 90, para concluir o julgamento da operação.
O órgão de defesa da concorrência no Brasil informou que o prazo legal para conclusão da análise começou a contar a partir do dia 12 de julho de 2021.
Isso significa que o Cade terá até o dia 12 de junho para finalizar a análise.
Objetivos do Carrefour
Segundo o fato relevante divulgado em março do ano passado, a aquisição “expandirá a presença do Carrefour Brasil em regiões onde tem penetração limitada, como o Nordeste e Sul do país, e que oferecem forte potencial de crescimento”.
“A transação também vai reforçar a presença do Carrefour Brasil em formatos nos quais tem presença mais limitada, em particular os supermercados (99 lojas Bompreço e Nacional) e soft discount (97 lojas Todo Dia)”, continuou o comunicado.
Noël Prioux, CEO do Grupo Carrefour Brasil, afirmou que “a aquisição do Grupo BIG marca um grande passo em nosso desenvolvimento, ampliando a nossa presença geográfica em certos estados, expandindo a nossa atuação em formatos, além de adicionar um modelo muito promissor e que ainda não operamos – Sam’s Club”.
Fonte: Exame e Isto É