A empresa aposta na bebida de cranberry produzida pela One More, depois de abandonar o projeto de vender chás que não foi adiante
A fabricante de panetones, pães e biscoitos Bauducco aposta em uma nova categoria. Por meio do B.Lab, programa de aceleração da Panduratta (empresa que administra as marcas Bauducco, Visconti e Tommy), e da empresa de investimentos da família Bauducco, o grupo está investindo na startup de ‘bebidas balanceadoras’ One More.
O valor do aporte não foi divulgado, mas a companhia passa a deter 20% da startup criada em 2017. “Os benefícios da bebida nos brilharam os olhos e vimos oportunidades no mercado brasileiro. O canal de distribuição é basicamente o mesmo. Além disso, no passado, lançamos chás. Não deu certo, mas sempre tivemos um apreço pelo mercado de bebidas. A gente acreditou no projeto”, disse Carlo Bauducco, neto do fundador da Bauducco e um dos administradores do grupo, em entrevista ao Valor.
A One More é inspirada no mercado de bebidas funcionais do exterior, em especial o mercado americano. A bebida, que não contém açúcares e é de baixa caloria, promete fornecer disposição e ajudar no foco e concentração, sem que cause agitação como os energéticos, já que não contém taurina. “Cria uma categoria de consumo diário, que pode ser consumida por crianças, pessoas com diabetes, esportistas ou até para acompanhar bebidas alcóolicas, pois suas propriedades reduzem os efeitos que causam ressaca. É uma bebida balanceadora e de hidratação”, diz Arthur Guimil, que é um dos fundadores da empresa ao lado de seu irmão Victor Guimil, e de Felipe Paz. No ano passado, a empresa faturou R$ 1 milhão e a projeção é de que esse valor salte para R$ 10 milhões já neste ano.
O produto atualmente é oferecido apenas no sabor cranberry (arando), mas a startup estuda novos sabores – esse é um plano a médio prazo. O objetivo inicial da One More em parceria com a Bauducco é ampliar a distribuição do produto.
“Estamos entendendo o mercado, o posicionamento, a definição das novas embalagens. No primeiro momento queremos dar uma tração maior para One More. Ainda está em um mercado pequeno, abrindo agora para distribuidores. Um dever de casa vai se contar o que é um ‘balance drink’, mas a Bauducco tem um conhecimento histórico de desenvolver novas categorias”, diz Bauducco.
Com três mil pontos de distribuição no Estado de São Paulo, a One More está com um novo contrato de distribuição no Ceará e pretende chegar até o fim deste ano ao total de cinco a oito Estados, incluindo Rio de Janeiro e Minas Gerais. Guimil conta que a conjuntura criada pela pandemia da covid-19 não joga a favor, já que dificulta o recebimento pelos canais de distribuição e tem criado desafios no fornecimento de embalagens. “Tivemos cerca de 10% de aumento de custos recentemente, mas a One More é uma empresa com margem boa e não foi preciso repassar preços”, explica Guimil.
Recentemente a startup conseguiu fechar contrato de distribuição com a Lojas Americanas, o que deve ajudar a acelerar a expansão da marca. Atualmente, o produto já é vendido no Pão de Açúcar, Mambo, St. Marché, Sam’s Club e Makro. “Eles não dependem da Bauducco para nada. O que fazemos é abrir portas, colocá-los em contato com distribuição”, conta o administrador da Panduratta.
Sobre o B.Lab, Bauducco afirma que o projeto criado há dois anos ficou “um pouco congelado por causa da pandemia”, mas novas startups estão sendo avaliadas e uma nova rodada de investimentos está aberta.
Fonte: Valor