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Atributos como preço e conveniência representam o mínimo esperado pelo consumidor

Diferenciação prevê facilidade em comprar tudo num só lugar, de fácil acesso e com preços atrativos, revela estudo da Nielsen IQBrasil

De Edevaldo Figueiredo
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Por Giseli Cabrini

Em sintonia com o tema da ABRAS´24 food retail future “The Consumer Life Challenge – Melhorando a vida do consumidor”, o diretor da Vertical Varejo da Nielsen IQBrasil, Domenico Tremaroli Filho, ressaltou durante sua palestra a importância de conhecer a fundo os consumidores para se conectar a eles e, assim, tomar ações eficientes para conquistá-los e retê-los. Isso se torna ainda mais importante diante de um cenário macroeconômico que, na visão dos clientes, permanece desafiador ainda que alguns indicadores, como o de emprego, estejam mais positivos.

Mesmo aqueles consumidores, que mantêm sua renda ou afirmam ter melhora financeira, estão atento aos gastos. O preço dos alimentos ainda é a preocupação “número um” dos brasileiros.

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Portanto, atributos como preço e conveniência representam o mínimo esperado pelo consumidor. Dessa forma, a diferenciação no varejo alimentar demanda facilidade em comprar tudo num só lugar, de fácil acesso e com preços atrativos. É o que revela estudo da Nielsen IQBrasil.

Ainda que a maioria dos domicílios brasileiros seja composta por famílias sem filhos menores de 18 anos (56,5% dos lares), tenham presença de um a três celulares (56,7%) e Índice de Nível Socioeconômico (NSE) médio – 49,4% -, o consumidor em nosso País é muito heterogêneo. Daí a importância de conhecê-lo a fundo.

Nessa direção, a Nielsen IQBrasil realizou uma pesquisa que traçou um perfil dos cinco grupos de consumidores de acordo com consumidores comuns – antenado, aspiracional, tradicional, equilibrista e saudável – e como esses grupos se relacionam com o varejo. “Quantitativamente eles são parecidos. Cada um representa em torno de 20%, mas os perfis são bem distintos em relação a formatos e canais do varejo, além do uso de formas de pagamento”, disse Tremaroli. E complementa. “Curiosamente, 88% das famílias brasileiras ainda usam dinheiro.” Outra curiosidade mostrada durante a apresentação do executivo e destacada por ele recai sobre o fato de que não são apenas os jovens que preferem as compras on-line por sua praticidade e conveniência. Consumidores 50+ já valorizam o atributo.

Outras conclusões dos estudos da Nielsen IQBrasil mostram que os consumidores estão menos fiéis a marcas e formatos de loja uma vez que priorizam a relação custo-benefício. Assim, estão cada vez mais dispostos a experimentações de marcas e a visitações a diferentes pontos de venda.

Em breve, confira a cobertura completa da ABRAS’24 food retail future no Programa SuperHiper ABRAS. Não perca, toda quinta-feira, às 20h, na ComBrasil e no canal do Youtube da ABRAS. E, também, na edição impressa da revista SuperHiper de outubro.

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