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Atacarejo se fortalece diante de novos hábitos de consumo

Brasileiros passaram a mixar mais canais e fragmentar compras para manter categorias no carrinho

De Redação SuperHiper
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No último trimestre de 2024, os brasileiros passaram a ser mais criteriosos quanto ao melhor canal para manter o número de categorias no carrinho. E tudo indica que essa será a tônica em 2025. O maior exemplo desse comportamento é visto nas pessoas com menor poder aquisitivo. Na comparação entre o primeiro e o segundo semestre de 2024, as classes D e E aumentaram em 11% o número de canais visitados, mas apresentaram queda de 9% no volume por viagem. Apesar do mix de canais, o atacarejo segue como destaque entre as escolhas dos brasileiros.

A penetração do formato no médio prazo (entre o último trimestre de 2023 e o último trimestre de 2024) cresceu 12 pontos percentuais, a maior no período, representando mais 6,9 milhões de novos compradores no canal. O atacarejo ainda se destaca por se adaptar e ocupar novos espaços na cesta do consumidor. Entre o último trimestre de 2023 e igual período do ano seguinte, a contribuição de crescimento desse canal foi de 5% em missões maiores, que são suas fortalezas, mas também começou a se destacar em produtos premium, missões menores (+2%) e em compras realizadas nos dez primeiros dias do mês, que representam 42,8% do valor gasto no formato.

Outro canal que merece visibilidade é o e-commerce. Ele mantém crescimento acelerado e expande seu espaço em todos os formatos, com destaque para WhatsApp, que teve penetração de 16% em 2024. As cestas com maior ganho em penetração neste meio de acesso, por sua vez, são bebidas (+3 p.p.), higiene & beleza (+1 p.p.) e comida para animais de estimação (+1 p.p.). Ainda é importante ressaltar que o consumidor do e-commerce está mais propenso a experimentar novos produtos e a pagar mais pela comodidade. Prova disso é que, dentro da categoria premium, eles estão dispostos a gastar, em média, duas vezes mais do que em outros canais.

A equação “frequência x volume por viagem” coloca em evidência um consumidor que aprendeu a equilibrar as escolhas em busca de manter seu consumo. Em números, a queda de 3% no volume médio por unidade mostra que o brasileiro parte em busca de embalagens menores, reduzindo seu tíquete médio.

Mesmo com a desaceleração no volume por viagem, o consumidor segue incluindo mais categorias no carrinho. As classes A e B passaram de 49 produtos no último trimestre de 2023 para 52 no mesmo período de 2024. Já nas classes D e E, os números são 47 e 50, respectivamente. O consumo cresce por alimentos e bebidas indulgentes, como chocolates (+3,6%), biscoitos (+2,0%) e refrigerantes (+0,8%). O equilíbrio, por sua vez, vem com a escolha de marcas compatíveis ao valor agregado que os consumidores conseguem aportar. Por exemplo, opções básicas têm maior destaque em mercearia doce (0,9% de contribuição em unidades) e perecíveis (0,5%), enquanto premium desponta em bebidas (3,0%) e mercearia salgada (1,1%).

As informações constam do estudo Consumer Insights, realizado pela divisão Worldpanel da Kantar.

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