Home SeçõesABRAS Protocolo dá acesso a supermercadistas ao CadÚnico e marca abertura da ABRAS´24 food retail future

Protocolo dá acesso a supermercadistas ao CadÚnico e marca abertura da ABRAS´24 food retail future

Objetivo é facilitar ingresso de pessoas em situação de vulnerabilidade social ao mundo do trabalho e capacitá-las, bem como minimizar escassez de mão de obra no varejo

De Redação SuperHiper
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Por Giseli Cabrini

A abertura oficial da ABRAS´24 food retail future nesta segunda-feira, 16, no auditório oficial do evento no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas (SP), foi marcada pela assinatura de um protocolo de intenções para adesão ao programa Acredita no Primeiro Passo e Cooperação para Inclusão Socioeconômica entre o presidente da ABRAS, João Galassi, e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

O objetivo é estabelecer mecanismos de cooperação e promover a inclusão socioeconômica e promover a redução da pobreza entre as pessoas inscritas no Cadastro único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico – por meio da oferta de ações de apoio à qualificação profissional e à inserção ao mundo do trabalho e o incentivo ao empreendedorismo.

Além do ganho social, uma vez que o CadÚnico reúne famílias de baixa renda existentes no país para fins de inclusão em programas de assistência social e redistribuição de renda (como o Bolsa Família), a iniciativa trará ganhos para o setor supermercadista que tem sofrido com a escassez de mão de obra.

“Uma medida muito importante uma vez que o setor possui atualmente mais de 357 mil vagas em aberto”, comemorou Galassi. Ele destacou que, futuramente, a entidade fará todo acompanhamento do acesso ao CadÚnico, a fim de mapear todo o processo, os ganhos e os eventuais desafios.

“Na prática estamos estabelecendo uma parceria com os supermercados para abrir vagas para qualquer brasileiro e brasileira, que não são olhados. Também capacitá-los e ainda dar uma chance ao empreendedorismo dentro dos supermercados, por exemplo, em áreas externas a esses estabelecimentos, como lanchonetes onde eles podem se tornar donos desses locais”, destacou o ministro.

Discurso de abertura

No discurso de abertura, Galassi destacou que o sucesso do setor supermercadista depende de três perspectivas: visão de futuro e estratégia empresarial, atuação político-institucional e perspectivas dos parceiros de negócios. “Tudo isso se constrói a longo e médio prazos e está condicionado às direções que adotamos hoje. A falta de direcionamento pode ser tão perigosa quanto escolher um caminho errado.”

O presidente da ABRAS também destacou o trabalho de parlamentares do Congresso e Senado Federal na apresentação e no apoio a pautas, como a Reforma Tributária e à nova cesta básica nacional. Bem como de uma carga tributária mais justa e equilibrada no sentido de não a elevá-la de forma a evitar que o consumidor final seja penalizado, uma vez que o varejo é coletor dos impostos que recaem sobre o bolso da população.

“O ambiente regulatório precisa ser de incentivo ao crescimento e não de impedimento. Ou seja, garantir um ambiente de negócios que favoreça o desenvolvimento do varejo beneficiando consumidores.”

Também presente à cerimônia de abertura, o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), destacou a importância da realização do ABRAS´24 food retail future para a consolidação do município no segmento de grandes eventos e destacou a importância do setor supermercadista “Nós nos orgulhamos de receber, mais uma vez, este evento que discute o futuro do varejo alimentar e que é fundamental para o desenvolvimento de toda a economia do Brasil.”

Em breve, confira a cobertura completa da ABRAS’24 food retail future no Programa SuperHiper ABRAS. Não perca, toda quinta-feira, às 20h, na ComBrasil e no canal do Youtube da ABRAS. E, também, na edição impressa da revista SuperHiper de outubro.

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Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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