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Assaí investe em tecnologia e inovação

Empresa acelera ganho de eficiência e produtividade

De Redação SuperHiper
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A eficiência operacional dita os rumos da tecnologia no Assaí. Depois de um intenso processo de expansão que consolidou a marca como a maior e mais presente empresa brasileira do varejo alimentar, com a abertura de mais de 120 lojas nos últimos quatro anos, o Assaí vive um novo momento, em que a tecnologia ganha mais destaque enquanto pilar estratégico de crescimento para ganhos de escala e produtividade.

A jornada da tecnologia no Assaí está ancorada, sobretudo, em cultura interna, incorporando elementos de uma metodologia que busca um comportamento lean, ágil e inovador, com pessoas no centro e foco em entregar a melhor experiência de compra ao cliente.

“O foco agora é olhar para dentro, aproveitando todo o ativo estratégico conquistado após anos de expansão e a escala que construímos. Para isso, introduzimos uma série de iniciativas com o objetivo de preparar e adaptar o Assaí em linha com a transformação da sociedade, mais digital e tecnológica. Desde 2024, avançamos em projetos de digitalização e de inteligência comercial, com resultados que focam a comodidade e a melhor experiência de compra aos mais de 40 milhões de clientes que passam pelas nossas lojas mensalmente”, comenta o diretor executivo de T.I. do Assaí, Rodrigo Callisperis.

Ganhos por Áreas

Para acelerar os ganhos de escala e produtividade, o Assaí estruturou um conjunto de entregas em tecnologia e inovação, unindo automação a uso de dados, principalmente em projetos voltados às áreas de Operações, Logística e Comercial. Entre os resultados observados, o novo Sistema de Gerenciamento de Armazéns da Companhia, por exemplo, já opera nos principais Centros de Distribuição (CDs), com ganhos de controle, velocidade e rastreabilidade logística. Foi o responsável ainda pelo aumento de 12% do que é processado no CD de Cajamar (o maior da Cia.) em apenas três meses de uso. Entre os próximos avanços previstos, está a conclusão do projeto Nova Era – um conjunto integrado de soluções tecnológicas que vai otimizar a gestão de estoque e aprimorar a oferta de produtos aos clientes. A iniciativa complementa o Sistema de Gerenciamento de Armazéns já em operação, conectando dados de logística, vendas e reposição para aumentar a precisão e a agilidade nas decisões de abastecimento.

No relacionamento com o cliente, o app Meu Assaí se tornou uma forte ferramenta de vendas, com uma base ativa superior a 14 milhões de cadastros e impacto direto na frequência de compra – que é 59% maior entre clientes cadastrados. O aplicativo já opera em conjunto com a base de CRM da Companhia, estruturando campanhas e ofertas personalizadas em sinergia com notificações por e-mail, SMS e WhatsApp. O Meu Assaí também já roda com a capacidade de apresentar todos os jornais de ofertas vigentes e endereços das mais de 300 unidades do Assaí, incluindo serviços financeiros e carteira digital, além de trabalhar em conjunto com o calendário promocional da empresa.

A Companhia também avançou na oferta de serviços. De janeiro a junho deste ano, o este avanço resultou na instalação de 731 novos serviços, incluindo desde a estrutura para áreas de padaria, cafeteria e açougue, até a ampliação dos caixas de autoatendimento da rede para 224 unidades. Essas entregas acompanharam a revitalização de equipamentos em frentes de caixa e áreas administrativas, contribuindo para a redução da obsolescência e o aumento da produtividade das lojas. Outras iniciativas incluem até mesmo a conectividade oferecidas aos clientes. Uma nova solução de Wi-Fi gratuito foi implementado em todas as unidades, com melhorias na cobertura, cadastro único no primeiro acesso e conexão automática nas visitas seguintes, além da ampliação da conectividade das lojas e CDs.

Para as áreas administrativas, os projetos priorizaram a continuidade de entregas focadas no funcionamento da operação. A Tesouraria, por exemplo, avançou com um módulo do SAP voltado ao acompanhamento do fluxo de caixa em tempo real, assim como a implantação de uma solução para controle automático de operações financeiras: o Assaí Pag, plataforma integrada ao SAP para pagamento a fornecedores. Na área tributária, a empresa avançou na automação de documentos, além da preparação dos sistemas internos das equipes, com adoção de novo motor de cálculo fiscal da Sovos (empresa global de serviços de tributação, compliance e regulatório).

A Companhia também iniciou a implantação do ERP 360º, sistema de software para unificação de dados e ganho de produtividade na área de Gestão de Pessoas; e lançou o app Nossa Gente, que consolida o acesso a todos os benefícios dos colaboradores para consulta e uso. Em três meses de implementação, mais da metade dos(as) 88 mil colaboradores já utilizavam o aplicativo, registrando aumento de 67% na movimentação de benefícios. Paralelamente, TI expandiu o uso de automações e robôs de processo (RPA) para atividades de alto volume, reduzindo centenas de horas mensais em tarefas como redação de notas fiscais, emissão de guias estaduais e conciliação com operadoras de planos de saúde.

A cultura ambidestra

Callisperis explica que essas mudanças são feitas sempre com as pessoas no centro. “Mais do que produtos e softwares, tecnologia é sobre pessoas. Por isso, temos como objetivo estruturar e promover cursos de letramento em cultura digital e inovação. Queremos capacitar as pessoas a trabalhar em um ambiente cada vez mais digital, veloz e dinâmico. O foco é incentivar uma filosofia lean e ágil para fazer o básico bem-feito, agilizar processos e eliminar fricções e burocracias, adaptando continuamente o nosso negócio ao cenário de comportamento de consumo atual”, comenta o executivo.

No Assaí, essa jornada é construída sob as diretrizes de uma cultura ambidestra – modelo que combina eficiência operacional com inovação contínua, equilibrando a performance do presente com a construção do futuro. A abordagem orienta a Cia. em dois eixos complementares. De um lado, promove-se uma governança sólida, execução com excelência e uso de tecnologia para produtividade, garantindo performance em escala. De outro, cultiva-se um ambiente que valoriza a experimentação, parcerias e visão de futuro, com decisões orientadas por dados e adaptação constante às mudanças do mercado e do comportamento de consumo do cliente.

“O futuro do Assaí será construído com base na valorização da inovação. A tecnologia que implementamos é o alicerce para entregarmos uma jornada mais fluida aos nossos colaboradores, clientes e fornecedores”, finaliza Callisperis.

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