Home SeçõesDestaques Assaí foca em expansão orgânica para o próximo ano

Assaí foca em expansão orgânica para o próximo ano

De Renata Ruiz
0 Comentário

Grupo planeja 15 unidades para 2024, e mais 20 para 2025

Nesta segunda-feira (27), foi realizado o Investor Day Assaí, em que executivos do grupo apresentaram os dados e planos da rede. Após a grande expansão do grupo nos últimos três anos, que incluiu a conversão de 66 lojas do Extra, Assaí irá passar por um período de desaceleração. Para o próximo ano, a empresa planeja a abertura de 15 unidades, e outras 20 em 2025. O capex seguirá essa proporção, reduzindo de R$ 3,41 bilhões dos últimos 12 meses, para R$ 1,5 bilhão a R$ 2 bilhões no próximo ano.

Essa ação fará com que o grupo diminua a sua alavancagem e passará a pagar os investimentos com a geração de caixa. Como explica a CFO Daniela Sabbag: “A partir do segundo semestre a geração operacional vai pagar o custo da dívida e os investimentos, a dívida em si não cai em 2024 porque a gente continua investindo. Deve ficar estável, mas vamos gerar caixa para pagar os juros e os investimentos.” A executiva também destacou que as inaugurações de 2021 tiveram EBTIDA Pré-IFRS16 de 6% no 3º trimestre de 2023, as de 2022 foi um valor de 4,9%, e as de 2023 com uma taxa de 0,2%, com um tempo médio de funcionamento de apenas três meses.

A geração de caixa livre do Assaí foi positiva, de R$ 132 milhões e o caixa operacional foi de R$ 4,86 bilhões. O caixa operacional suportou 90% dos investimentos entre janeiro de 2021 e setembro de 2023. O acumulado de 12 meses em 2020 foi de R$ 39 bilhões, com 184 lojas, chegando à setembro de 2023 com R$ 70 bilhões, com 276 lojas. “Nosso diferencial para chegarmos até aqui foram a nossa cultura, a expansão bem-sucedida, inovação, eficiência operacional e regionalização”, enfatizou o CEO do Assaí, Belmiro Gomes.

A perspectiva da rede para 2024 é a maturação desse crescimento acelerado, gestão eficiente do supplier financing, geração de caixa livre superior ao atual, redução de taxa de juros. Além disso, a companhia pretende ampliar os seus canais; ajustar categorias com objetivo de alcançar novos perfis de clientes, bem como oportunidades geradoras de tráfego; explorar categorias comerciais, trazendo fluxo de clientes e diluindo custos; e comercialização de espaço publicitário.

Estratégia de sustentabilidade do Assaí

A diretora executiva de gestão de gente & sustentabilidade, Sandra Vicari, apresentou a estratégia de sustentabilidade do Assaí, que é: Impulsionar a prosperidade para todos(as) com operações responsáveis e transparentes, e menor impacto ambiental.

  • Social: desenvolver comunidades por meio do empreendedorismo e contribuindo com a segurança alimentar.
  • Diversidade e Inclusão: valorizar e ampliar o olhar sobre diversidade e inclusão nos locais com empreendimentos do Assaí.
  • Governança: ética e gestão eficiente agregando valor aos principais públicos.
  • Ambiental:  responsabilidade ambiental atrelada ao negócio.

Em 2023, 97% das operações da rede estão funcionando com energias limpas. Além disso, a empresa reduziu em 1,2% as emissões de carbono e ajudara, 374 mil famílias em situação de vulnerabilidade social.

Participe da SuperHiper!

Compartilhe as pautas, informações e novidades para serem publicadas na SuperHiper. Envie sua sugestão de pauta para: leitorsh@abras.com.br

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada