Home SeçõesLojas Assaí abre segunda loja convertida do Extra em SP

Assaí abre segunda loja convertida do Extra em SP

De Administrador SH
0 Comentário

Até o final do ano, grupo quer inaugurar 20 lojas e no primeiro semestre do ano que vem, outras 30

O Assaí abre nesta quarta-feira a segunda loja em São Paulo convertida da rede de hipermercados Extra, operação adquirida pela empresa no ano passado. A unidade se localiza na zona oeste da cidade, e trata-se do antigo Extra Anhanguera.

Ao todo, 70 pontos foram comprados pelo Assaí por cerca de R$ 4 bilhões e que estão sendo reabertos gradualmente. Nesta semana serão quatro aberturas e até o começo da semana que vem terão sido reinauguradas oito unidades do Extra.

A meta da companhia é inaugurar 40 unidades do Assaí oriundas do Extra em 2022 e 30 em 2023. A rede deve terminar o ano com 265 lojas aproximadamente.

Todos os pontos do Extra serão migrados durante o primeiro semestre de 2023. A expectativa é que as unidades já estejam gerando venda e diluindo custos de abertura, num volume mais representativo, entre o segundo e terceiro trimestres.

Na manhã desta terça-feira, analistas de bancos visitaram a nova unidade da Anhanguera. As questões centrais do mercado passam pela capacidade de a empresa entregar as vendas estimadas nas novas lojas. Na unidade da Anhanguera, a empresa estima que é possível aumentar venda de até R$ 500 milhões ao ano, sendo que uma loja comparável à nova aberta vende em torno de R$ 400 milhões ao ano. Foram investidos entre R$ 45 milhões a R$ 50 milhões.

“Entendemos a dúvida [sobre vendas], mas acredito que essa questão diminuiu depois que começamos a abrir as lojas e a mostrar o modelo. As unidades [migradas] do Extra, nos últimos anos, triplicaram as vendas após a abertura [em relação ao modelo de hipermercado]”, disse Belmiro Gomes, presidente do Assaí.

Outro ponto que vem sendo destaque dos relatórios de analistas, e mencionado na visita à loja, é o impacto das despesas com as inaugurações. A margem Ebitda da empresa tem girado em torno de 7,5 % — o índice mede lucro após efeitos de despesas operacionais.

A empresa já sinalizou ao mercado neste ano que esse índice deve cair 0,5 ponto em 2022. “Não tivemos essa queda ainda no primeiro e terceiro trimestres mas ainda mantemos essa expectativa porque pode haver impacto do resto do ano”, disse Gomes.

Não há expectativa de que esse índice avance neste ano com esse movimento de transformação de Extra em Assaí, que eleva despesas e tende a elevar promoções, o que impacta em Ebitda.

Outro tema citado foi o efeito das despesas na receita líquida: a taxa tem girado em 9,5%, sendo que já foi a 9% um ano atrás. Gomes entende que essa questão não tem sido um ponto de maior pressão do mercado e que a empresa vem trabalhando com taxas até abaixo de 9% em determinadas lojas.

Fonte: Adriana Mattos, Valor

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada