<< Voltar pra Home

Internacional



Amazon abre primeiro supermercado net zero do mundo

21 de março de 2022
 - 
21:08
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Amazon abre primeiro supermercado net zero do mundo”

Loja da Amazon Fresh em Seattle tem 100% de energia renovável e deverá reduzir consumo de CO2 em 185 toneladas por ano

A Amazon abriu na semana passada em Seattle, nos EUA, o que poderá ser o primeiro supermercado com certificação Carbono Zero do mundo. O ponto de venda de pouco mais de 3.200 metros quadrados tem mais de uma dezena de upgrades em relação a outras lojas da rede e deverá retirar cerca de 185 toneladas de gás carbônico da atmosfera por ano.

O ponto de venda é o primeiro no mundo a buscar a certificação Carbono Zero do International Living Future Institute (ILFI). Para isso, o PDV conta com recursos como estações de recarga de veículos elétricos, piso com concreto de menor impacto ambiental, cozinhas elétricas, uso de 100% de energia renovável e equipamentos de refrigeração com menor consumo.

O novo local conta com estações de carregamento de veículos elétricos para uso dos clientes como parte dos esforços para promover a sustentabilidade no local

O destaque fica para o sistema de refrigeração da loja, que sozinho contribui para uma redução de 38 toneladas anuais na emissão de gases de efeito estufa. “A busca da certificação Carbono Zero para a loja mostra um compromisso importante em reduzir de forma mensurável as emissões de gás carbônico”, afirma Lindsay Baker, CEO do ILFI. “A iniciativa da Amazon representa um benchmark importante para o setor de supermercados e para o varejo como um todo”, acrescenta.

Portas na maioria das geladeiras para reduzir o consumo de energia

Para conseguir a certificação, a loja da Amazon Fresh será acompanhada ao longo de 12 meses. Entre os aspectos analisados estão o uso de 100% de energia proveniente de fontes renováveis, redução na pegada de carbono dos materiais usados na construção, e neutralização de todas as emissões de carbono associadas aos processos de construção e fabricação dos produtos vendidos. A iniciativa é parte de uma meta mais ampla da Amazon: se tornar um negócio carbono zero até 2040.

O espaço da cozinha onde a Amazon prepara os alimentos é totalmente elétrico no novo Amazon Fresh

Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Cálculos da ABRAS apontam que há 357.300 vagas de emprego abertas no setor

Maior parte das vagas está concentrada no Sudeste (207. 861), seguido do Sul (66.553 vagas), do Nordeste (51.867 vagas) e…
Image

Satisfação do consumidor em fevereiro sobe para 79,18%

Indicador ISNV-Consumidor acompanha as manifestações dos clientes a respeito das suas experiências nos supermercados Para a análise do Índice nacional…
Image

Grupo Zonta recebe homenagem pelos 50 anos do Condor

Nascida do bairro do pinheirinho, empresa conta hoje com 56 lojas e quase 14 mil colaboradores O fundador e presidente…
Image

Sadia celebra 80 anos e promove “onda amarela” nos pontos de venda pelo Brasil

Com um plano robusto de comunicação, promoção anunciada presenteará os consumidores com R$ 10,2 milhões Para promover a promoção “80…