<< Voltar pra Home

ABRAS



Agenda ESG em desenvolvimento no setor supermercadista

28 de setembro de 2023
 - 
19:11
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Agenda ESG em desenvolvimento no setor supermercadista”

Na ABRAS’23 food retail future foi apresentado o relatório da 3ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento, que mostra o impacto social do setor na agenda ESG

Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) ou, como é mais conhecido, ESG, um assunto que ganhou relevância nos últimos anos em todos os âmbitos e de extrema relevância para a atual conjuntura do mercado. A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em parceria com outras instituições, tem trabalhado o tema para auxiliar no desenvolvimento do varejo alimentar brasileiro em relação ao assunto.

Durante o painel ABRAS em Ação mediado pelo vice-presidente de Ativos Setoriais da ABRAS, Rodrigo Segurado, na ABRAS’23 food retail future, as iniciativas que estão sendo realizadas foram apresentas, junto com: o diretor de relações corporativas do GPA, primeiro vice-presidente da ABRAS e presidente do Comitê Técnico ESG da ABRAS, Paulo Pompilio; o vice-presidente Institucional e Administrativo da ABRAS, Marcio Milan; o sócio líder do segmento de varejo e líder de clientes e mercados para as regiões Norte e Nordeste, Paulo Ferezin; e o sócio líder de consumo e varejo da KPMG no Brasil e América do Sul, Fernando Gâmboa.

Entre os temas abordados, foi apresentado a atualização sobre a 3ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS 2023, evento realizado em junho deste ano.  O fórum reúne as 15 entidades que compõem a cadeia nacional de abastecimento, desde os insumos agropecuários até o varejo supermercadista, para discutir com as autoridades o impacto ambiental, social e de governança, bem como a performance do setor.

As 15 entidades que compõem a cadeia nacional de abastecimento

O VP de Ativos Setorias destacou a importância da participação da KPMG para colher as informações das entidades, uma vez que, como instituição independente, a companhia conseguiu dados necessárias de forma isenta.

Assim, foi identificado os cinco desafios do setor, que estão vinculados também aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), além de ter sido desenvolvido o plano de atuação para cada um dos tópicos:

  1. Redução dos custos: ligada à Reforma Tributária, o objetivo é isentar os produtos da cesta básica nacional.
  2. Consumo consciente: acelerar a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, através da responsabilização compartilhada entre os stakeholders.
  3. Reduzir o desperdício: modernizar o sistema de prazo de validade dos produtos de consumo no Brasil.
  4. Combate à fome: criação de uma plataforma de conexão do desperdício com a fome.
  5. Conhecimento sobre ESG: lançamento do relatório com as conclusões e cases ESG da Cadeia Nacional de Abastecimento.

Rodrigo Segurado, VP de Ativos Setoriais

“O Fórum de Cadeia Nacional de Abastecimento não é um evento, ele é um programa anual com muitas etapas”, explicou Segurado. Dessa forma, o calendário completo de atividades sobre o tema já estão com uma programação definida, com data marcada para até junho de 2024. Com este planejamento, será possível apresentar relatórios e pesquisas para todo o setor e contribuir para a execução da agenda ESG.

 

 


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Spani Atacadista celebra 21 anos e projeta faturar R$ 4,5 bi em 2024

Bandeira do Grupo Zaragoza, rede é referência no segmento de Cash & Carry Bandeira pertencente ao Grupo Zaragoza, o Spani…
Image

RS: Grupo Imec anuncia compra de lojas do Carrefour Brasil

Primeiras unidades da empresa no litoral gaúcho, elas serão operadas com a bandeira Desco Atacado O Grupo Imec adquiriu duas…
Image

Grupo Muffato lança sexto empreendimento em Ponta Grossa, Paraná

Novo Max Atacadista será o terceiro atacarejo da rede na cidade O Grupo Muffato anunciou o lançamento de mais um…
Image

Grupo Amigão abre vagas em feira de empregabilidade de Sarandi (PR)

Interessados deverão levar carteira de trabalho, documento de identificação e currículo atualizado O Amigão Supermercados e o Stock Atacadista, pertencentes…