Home SeçõesDestaques Abrasmercado: preços do arroz, do óleo de soja e da farinha de trigo recuam em março

Abrasmercado: preços do arroz, do óleo de soja e da farinha de trigo recuam em março

De Edevaldo Figueiredo
0 Comentário

Após sete altas consecutivas, o preço do arroz caiu 0,90% em março, na média nacional. A queda mais expressiva do cereal foi registrada na região Sul (-5,13%)

O Abrasmercado – indicador que mede a variação de preços da cesta composta por 35 produtos de largo consumo dentre eles alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza – recuo 0,16% em março. Os preços da cesta passaram de R$ 738,49 para R$ 737,33, na média nacional.

Dentre os produtos básicos, as principais quedas de preços foram puxadas por óleo de soja (-2,75%), farinha de trigo (-1,47%), farinha de mandioca (-1,27%), arroz (-0,90%), massa sêmola de espaguete (-0,40%). As altas vieram do café torrado e moído (+1,08%), do feijão (+0,78%), do açúcar (+0,36%). Após sete altas consecutivas houve deflação no preço do arroz nas cinco regiões analisadas, com destaque para a queda registrada na região Sul (-5,13%). As demais variações no preço do cereal por região foram: Centro-Oeste (-1,21%), Norte (-1,08%), Sudeste (-0,81%) e Nordeste (-0,68%).

Na cesta de produtos lácteos, as principais altas vieram do leite longa vida (+2,63%), leite em pó integral (+0,15%). Já as quedas foram registradas na margarina cremosa (-1,19%) e nos queijos muçarela e prato (-0,94%).

Na cesta de proteína animal houve recuo nos preços da carne bovina – corte traseiro (-2,59%) e do pernil (-0,30%). Já as altas foram puxadas por ovos (+4,59%), frango congelado (+0,77%) e carne bovina – corte dianteiro (+0,82%). Ambos os cortes bovinos, no entanto, registram queda acumulada nos três primeiros meses do ano. Corte do traseiro (-2,18%) e corte do dianteiro (-1,52%).

Nos hortifrutigranjeiros, a maior queda foi registrada na batata (-14,83%). Outros itens como cebola (+14,34%) e tomate (+9,85%) continuaram pressionando os preços. De janeiro a março, as principais altas acumuladas neste grupo vêm da cebola (+15,93%) e do tomate (+13,20%).

Na categoria de higiene e beleza, as variações nos preços em março foram: creme dental (+0,51%), sabonete (-0,36%), papel higiênico (-0,04%).

Na cesta de limpeza as altas foram registradas em água sanitária (+0,99%) e desinfetante (+0,03%). Os demais itens seguiram tendência de baixa nos preços, dentre eles sabão em pó (-1,19%), detergente líquido para louças (-0,18%). No acumulado do trimestre, todos os itens desta categoria registram deflação: sabão em pó (-2,20%), detergente líquido para louças (-0,44%), água sanitária (-0,44%), desinfetante (-0,21%).

Na análise regional, em março, três regiões encerram o mês com quedas nos preços: Sudeste (-0,49%), onde a cesta passou de R$ 749,02 para R$ 745,36 seguida por Centro-Oeste (-0,47%) que passou de R$ 694,54 para 691,31 e Sul (-0,24%) que passou de R$ 822,30 para R$ 820,32. Já as regiões com alta de preços foram Nordeste (+0,35%) saindo de R$ 665,15 para R$ 667,50 e Norte (+0,22%) passando de R$ 820,51 para R$ 822,34.

Cesta de 12 produtos básicos alta 0,32%

Óleo de soja, arroz, farinha de trigo, margarina cremosa, massa sêmola de espaguete puxaram as principais quedas da cesta. Leite longa vida e feijão registraram alta nos preços. No recorte da cesta de alimentos básicos com 12 produtos houve alta de 0,32% em março, passando de R$ 310,03 para R$ 311,02.

As principais quedas de preços foram registradas em óleo de soja (-2,75%), farinha de trigo (-1,47%), farinha de mandioca (-1,27%), arroz (-0,90%), queijo (-0,62%), massa sêmola de espaguete (-0,40%). Já as altas vieram do leite longa vida (+2,63%), do café torrado e moído (+1,08%), do feijão (+0,78%), do açúcar refinado (+0,36%).

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada