Início » Seção » ABRAS’25 food retail future: participação na vida do consumidor é foco do maior evento do varejo alimentar do País

ABRAS’25 food retail future: participação na vida do consumidor é foco do maior evento do varejo alimentar do País

De 21 a 24 de setembro, Campinas recebe pelo 5º. ano consecutivo, o mais importante encontro de empresários, lideranças e autoridades, para compartilhar a visão de futuro e estratégia do varejo alimentar sob o tema ‘Share of Life’

De Redação SuperHiper
0 Comentário

Entre os dias 21 e 24 de setembro, em Campinas (SP), o varejo alimentar brasileiro viverá tradicional imersão para compreender a visão de futuro e estratégia para o varejo alimentar brasileiro, com a realização da ABRAS’25 Food Retail Future, o principal encontro do ano para líderes do varejo alimentar no Brasil. A edição reunirá mais de 1.200 líderes, entre empresários, executivos, parceiros, especialistas e autoridades de destaque no setor.

Exclusivo para convidados, o encontro tem como compartilhar a visão de futuro e estratégia para o varejo alimentar brasileiro preparar seus líderes para os desafios e oportunidades do futuro. Segundo João Galassi, presidente da ABRAS, “A ABRAS’25 é um roteiro de transformação para o nosso setor, com conteúdo curado e pensado estrategicamente para o momento atual e para o futuro do varejo supermercadista no Brasil.”

Com um time de palestrantes de renome nacional e internacional, a ABRAS presta um serviço ao setor e ao país, colocando em pauta os novos caminhos para o setor. O tema central desta edição será o conceito de Share of Life, com foco em ampliar a participação na vida cotidiana do consumidor e demonstrar como essa estratégia pode gerar crescimento, inovação e perenidade para os negócios.

Destaques da programação

A importância estratégica do Share of Life para o varejo alimentar

A abertura ficará a cargo de Tom Kilroy, sócio-líder global de Varejo Alimentar da McKinsey & Company, que virá especialmente dos estados unidos para apresentar a importância estratégica do Share of Life para o varejo alimentar e seu impacto no crescimento, margens e perenidade com insights exclusivos para transformar a relação entre marcas e consumidores.

O potencial da jornada do consumidor para Share of Life

Em seguida, Domenico Tremaroli Filho, Diretor de Atendimento ao Varejo da Nielsen IQ Brasil, se juntará a especialistas como Magali Aquino, Head Comercial de Supermercados do Mercado Livre Brasil e Gustavo Bruno, CEO da Mars Pet Brasil para discutir o potencial da jornada do consumidor para Share of Life e como a indústria e marketplaces utilizam a inteligência de dados para fidelizar os clientes.

A próxima década do varejo alimentar

Direto de Paris, Marc-André Kamel, sócio e líder global de Varejo da Bain & Company, trará com exclusividade as seis grandes disrupções que vão redefinir o varejo alimentar na próxima década, indicando os caminhos para ampliar relevância e capacidade de transformação das empresas brasileiras.

A voz do consumidor

Luciana Medeiros, sócia-líder da PWC Brasil, apresentará as mudanças no comportamento do consumidor brasileiro e mundial, como resultado de estudo global da PWC, e as oportunidades de ampliação de participação na vida do consumidor baseados em práticas locais, num bate-papo com Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza, considerando o papel dos marketplaces na dinâmica de consumo.

Transformação digital e oportunidades para o setor

A transformação digital também será tema central, com debates sobre o impacto da inteligência artificial no varejo. Ari Kertesz Vice-Presidente de Consultoria Executiva de Reinvenção, Diretor Geral Sénior Accenture e Marcello De Zagottis COO da RD Saúde – Raia e Drogasil, a maior rede de farmácias do Brasil, abordarão como a tecnologia otimiza a performance e cria novas oportunidades para os varejistas.

O redesenho da oferta e da demanda

O impacto da reforma tributária de consumo na cadeia de abastecimento será outro ponto alto da programação quando Maria Isabel Ferreira, Sócia-líder de Impostos Indiretos da KPMG no Brasil apresentará o panorama cronológico da implementação da reforma tributária de consumo no Brasil, o impacto fiscal, na estrutura logística e de distribuição e abastecimento, e impacto econômico e financeiro da relação indústria, varejo e consumidor para debater o redesenho da oferta e da demanda. Este debate será com e Bruna Lovison do Prado Head Fiscal da Johnson & Johnson Brasil, e Mariana Fabietti, Diretora Fiscal da Mondelèz Brasil.

O impacto do consumo saudável no varejo alimentar

A busca por uma vida mais saudável terá espaço especial na programação, com Cristiane Amaral, Sócia Líder para América Latina de Produtos de Consumo, Saúde, Agro e Varejo da EY e Alberto Raich, Vice-Presidente e Gerente Geral da Kellanova Brasil, e Priscilla Mattar, Vice-Presidente da Área Médica da Novo Nordisk, fabricante do Ozempic, debatendo como os hábitos do consumidor em busca por saudabilidade mudará o varejo alimentar.

Customer Experience e o caso de sucesso do Walmart

O evento contará ainda com Dennis Wakabayashi e Camila Ferreira, referências globais em Customer Experience, debatendo como mapear e aprimorar a jornada do consumidor.

O encerramento será com Chris Biggs (Boston Consulting Group) em conversa com Guilherme Loureiro, CEO do Walmart na América Latina, que apresentarão o maior caso de sucesso de Share of Life no mundo.

O produto é a experiência

Os maiores especialistas globais em CX – Costumer Experience, chave fundamental para transformar a jornada e experiência do consumidor em lucro e em maior participação na vida dos consumidores, Dennis Wakabayashi, um dos maiores especialistas globais em Experiência do Cliente (CX) conhecido como “The Global Voice of CX” e Camila Ferreira The CX Queen, Ex. Diretora do Uber Eats para a América Latina e CEO da Raise Up.

O maior caso de Share of Life do varejo alimentar mundial

Como o Walmart ampliou a participação na vida dos consumidores será apresentado por Chris Biggs, Lider Global de Transformação Digital de Varejo Diretor Geral e Sócio Sênior da BCG – Boston Consulting Group, e pelo Guilherme Loureiro – CEO do Walmart no Canadá, Mexico e América Central.

Jantar do Poder: uma noite de reconhecimento e liderança

Na noite de segunda-feira (22), a ABRAS realiza a primeira edição histórica do Jantar do Poder, que reunirá líderes do varejo alimentar, parlamentares e autoridades em uma celebração de reconhecimento e diálogo institucional.

Mais que uma confraternização, será um tributo à liderança, coragem e visão de quem move o Brasil; e um momento de construção de caminhos para o desenvolvimento nacional.

Para João Galassi, “O Jantar do Poder é uma homenagem sincera de um setor do tamanho do Brasil àqueles que fazem a diferença. Reconhecemos autoridades e parlamentares de todos os cantos e partidos que, com trabalho sério e compromisso real, ajudam a construir um país melhor. Somos um setor que alimenta, emprega e move o Brasil, e valorizamos quem faz junto com a gente.”

Serviço

  • Evento: ABRAS’25 Food Retail Future
  • Data: 21 a 24 de setembro de 2025
  • Local: Royal Palm Plaza Resort – Campinas (SP)
  • Assessoria de Imprensa ABRAS: Amanda Leiria – assessoria@abras.com.br – (61) 99126-6067

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada