Home SeçõesABRAS ABRAS reúne o varejo e a indústria para celebrar o Dia Nacional do Supermercado

ABRAS reúne o varejo e a indústria para celebrar o Dia Nacional do Supermercado

De Administrador SH
0 Comentário

Noite de comemorações e homenagens também marcou o aniversário de 53 anos da entidade

As conquistas do setor supermercadista em 2021 foram celebradas durante o jantar comemorativo, promovido pela ABRAS, na última sexta-feira, dia 12 de novembro, no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo. O evento contou com a presença de centenas de varejistas de todo o Brasil, executivos da indústria e autoridades governamentais, que prestigiaram as tradicionais homenagens concedidas nesta ocasião, como o Supermercadista Honorário, o Executivo do Ano e o Prêmio Dove “Mulheres que Inspiram no Varejo”. O encontro também foi transmitido ao vivo por meio do canal da entidade no Youtube.

O presidente da ABRAS, João Galassi, deu as boas-vindas aos presentes e abriu as celebrações ressaltando que a atividade supermercadista pode ser expressada na palavra união. Galassi ainda afirmou que “a união é que move nosso importante trabalho, dedicado a servir os 28 milhões de consumidores que passam diariamente pelos supermercados, responsáveis por movimentar 7,5% do PIB brasileiro”. Na sequência ele compartilhou que o Dia Nacional do Supermercado é comemorado desde 12 de novembro de 1968, data da regulamentação da atividade e também do nascimento da ABRAS, “a casa dos supermercados brasileiros”.

Após agradecer os precursores do autosserviço nacional, as entidades estaduais e aos seus professores e amigos da APAS, João Galassi fez questão de ressaltar que “todas as nossas conquistas, sejam elas regulatórias, mercadológica ou institucionais, nasceram de dentro para fora e do conhecimento técnico dos comitês e do fortalecimento do time da ABRAS.”

Ovacionado pelos convidados, o presidente da entidade também chamou atenção para a chegada de 2022. Ele revelou que daqui a duas semanas haverá uma reunião com as maiores consultorias do mundo, além do Pacto Global da ONU e os executivos da ABRAS para compartilhar informações, desafios e os detalhes da agenda estratégica do setor supermercadista e do varejo alimentar nacional. O objetivo, segundo ele, é conhecer a visão e as perspectivas que este grupo de alto nível tem a respeito do setor supermercadista. Ele prometeu que posteriormente, todos os supermercados receberão este relatório para orientar seus planos de negócios para 2022.

Visão de futuro

Ainda em seu discurso, Galassi relembrou a importância de os varejistas continuarem investindo no mundo digital, que ganhou ainda mais relevância em função da pandemia. Galassi também enfatizou o lançamento do Marketplace do setor em breve. “Agora, vamos avançar em conjunto para fortalecermos o Marketplace do setor supermercadista brasileiro. A ABRAS já aprovou seu parceiro estratégico para preparar um plano de implementação desta plataforma, que colocará o varejo alimentar em um outro patamar”.

A respeito dos desafios conjunturais que impactam todos os setores da economia, Galassi refletiu que, mais do que nunca, o varejo precisa voltar seus olhos, ouvidos e coração para o que os consumidores sinalizam em termos de expectativas e desejos, traduzindo isso em ações estratégicas e operacionais de forma rápida. Outro passo vital é zelar pela qualificação da força de trabalho.

E com o otimismo e entusiasmo que lhe é próprio, o presidente da ABRAS encerrou seu discurso dizendo: “O empresário supermercadista seguirá acreditando, apostando e investindo no Brasil. Para nós, é uma satisfação indescritível contribuir com uma nação tão abençoada e próspera, que detém grandioso protagonismo global. Temos uma indústria forte e de muita excelência e, como a nossa missão é abastecer os lares, como não nos orgulharmos de um país que é o terceiro maior produtor de alimentos do mundo e o segundo no ranking de exportação. Somos um verdadeiro celeiro com vocação de alimentar grande parte do planeta. Somos um grande setor, servindo a uma grande nação”, concluiu.

Prêmio Dove Mulheres no varejo

Pelo quarto ano consecutivo aconteceu o Prêmio Dove “Mulheres que Inspiram no Varejo”. Nas três primeiras edições as premiadas foram: Hiltrudes Pereira, matriarca e fundadora do Grupo Pereira (2018); Reni Rosa Muffato, diretora da Rede Irmãos Muffato (2019) e Lydia Haruko Hissatugue, proprietária do Supermercado Carioca (2020).  Antes de convocar as três finalistas de 2021 para o palco, Virgínia Galassi, primeira-dama da ABRAS, agradeceu a todas as mulheres participantes da edição deste ano, à Unilever pela parceira desde o início e compartilhou o momento que deu origem ao prêmio. 

“Foi em uma conversa muito informal em uma feira da APAS, onde o Júlio Campos me perguntou como estava minha sogra, que na época já tinha 80 anos. Comentei que a Dona Angelina Galassi estava muito brava porque estava atrasada para acompanhar todas as palavras da convenção. Ele ficou impressionado de ver uma senhora com uma história linda dentro do supermercado e ainda estar atuando e querendo obter conhecimento. Sentados no estande da Unilever, começamos a falar da história dela. E com o incentivo da Suzana e do João Sanzovo, que estavam ali também, pensamos que essas mulheres dentro do varejo precisavam ser homenageadas. Gostamos da ideia.  Já no dia seguinte teve uma homenagem linda para Dona Angelina Galassi. E foi assim que nasceu o prêmio”, comemorou Virginia Galassi.

Centenas de inscrições de toda parte do Brasil foram feitas para o prêmio deste ano. Dessas, foram escolhidas 12 semifinalistas e posteriormente se chegou ao trio de finalistas. Presentes na noite do evento, estavam as três mulheres varejistas:  Conceição Moura, diretora do supermercado Monte Alegrense, de Parnamirim (RN); Helen Tatiana Lima, diretora comercial do Assaí, e Glorimar Araújo, compradora do Supermercado Nordestão (RN).

Para escolhê-las foi convidada uma banca formada por cinco mulheres, consideradas cinco vozes do empreendedorismo nacional. As juradas foram: Virginia Galassi (primeira-dama da ABRAS); Luiza Helena Trajano (presidente do Conselho do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil ), Sônia  Hess (vice-presidente do Grupo Mulheres do Brasil, fundadora de Dona de Mim e ex-presidente da Dudalina), Ana Fontes (empreendedora social e fundadora do Instituto RME) e Juliana Carvalho (diretora da área de produtos de beleza e cuidados pessoais para cabelos Unilever).

Conceição Moura, a grande vencedora

Após ver em vídeo as trajetórias das três finalistas, o prêmio foi entregue para a Conceição Moura, diretora do Supermercado Monte Alegrense, de Parnamirim (RN). “Nunca imaginei estar aqui neste momento, mas estou muito feliz porque estou representando as mulheres e me sinto também representada. São muitos desafios, principalmente, para uma mulher nordestina. É isso que sou, mulher do interior e nordestina. Preciso dedicar esse momento a um homem semianalfabeto do interior do Nordeste que sempre me deu coragem e acreditou em mim. Tenho certeza que ele sabia que eu ia estar aqui um dia. Dedico esse momento ao meu pai, mentor, professor, um homem muito simples, mas o mais inteligente que eu conheço”, celebrou emocionada a ganhadora do Prêmio Dove.

Sidney Manzaro, o Executivo do Ano

Na sequência, foi chamado ao placo, Sidney Manzaro, Vice-presidente Mercado Brasil da BRF, para receber o Prêmio Executivo do Ano,que a ABRAS concede à personalidade que notoriamente contribui para o desenvolvimento do varejo e que é referência em colaboração. Presidentes das associações estaduais, presentes na festa foram convidados para subirem ao placo para homenagear o executivo premiado.

“Estar aqui hoje me emociona muito. Minha trajetória começou como promotor de vendas em supermercado. Receber o prêmio de Executivo do Ano é algo meio mágico que só o Brasil pode proporcionar. Quero dividir esse reconhecimento porque não se ganha sozinho, se ganha com todo um time. Quero enaltecer o nosso presidente global, Lorival Luz, que representa os nossos 100 mil colaboradores diretos. E também agradecer os nossos 300 mil clientes que atendemos de forma direta, muitos estão aqui. Quero agradecer os consumidores de cada lar brasileiro. Agradecer a minha esposa e meus três filhos. O prêmio simboliza algo especial para a BRF, uma empresa que nos últimos três anos passou por momentos difíceis. Nestes momentos, a gente faz escolhas como executivo e aparecem a união e, sobretudo, respeito. Relações respeitosas e colaborativas. Agradeço muito a todos os supermercadistas e ao meu amigo Galassi. Vocês me fizeram um homem, um executivo, um brasileiro muito feliz”, afirmou Mazaro, o executivo premiado.

Onyx Lorenzoni, o Supermercadista Honorário

Como já é tradição, o Jantar do Dia Nacional do Supermercado também ofereceu a homenagem Supermercadista Honorário, que reconhece o trabalho de personalidades que empregam grandes esforços em prol do desenvolvimento do setor. Nesta ocasião, a honraria foi concedida ao Ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni.   

Após ser muito aplaudido pelos presentes, o ministro subiu ao palco e não poupou elogios aos supermercadistas. “Em nome do governo e dos brasileiros, agora vou quebrar o protocolo. Quero aplaudir o setor que continuou trabalhando, que não permitiu que o Brasil parasse durante a pandemia, mantendo o abastecimento. A todos os senhores e senhoras aqui o meu muito obrigado, vocês merecem. Chegamos aqui, com o crescimento que o Brasil tem hoje e que os senhores conhecem. Chegamos a esse mês com a perspectiva no Caged no final do mês de relatar 2,8 milhões empregos com carteira assinada neste ano. Os senhores são uma parte importantíssima deste conjunto de pessoas que passa a ter dignidade, oportunidade e capacidade. O setor de supermercados é importante, vital, estratégico e decisivo porque pelos senhores e pelas senhoras passam o abastecimento, estão o presente e o futuro do Brasil.  Supermercadistas do Brasil, obrigado mais uma vez por tudo o que vocês fizeram”.  

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada