A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em parceria com a Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte (ASSURN), realizou nesta quinta-feira, 18, o ABRAS em Ação nas Estaduais – Rio Grande do Norte, que aconteceu em Natal, no Holliday Inn. Com o tema “Colaboração entre varejo e indústria”, o setor pode conferir palestras e novidades voltadas ao crescimento do setor supermercadistas.
O encontro reuniu grandes supermercadistas da região, sendo uma oportunidade de networking, troca de conhecimento e experiência. O evento foi aberto pelo vice-presidente de Relações Institucionais e Administrativo da ABRAS, Marcio Milan, e o presidente da ASSURN, Gilvan Mikelyson.
Marcio Milan começou a sua apresentação dando alguns “spoilers” sobre o tema de sua palestra. “Vamos falar bastante sobre eficiência operacional. E, também, ter a oportunidade de comparar a eficiência operacional verificada em 2023 com este ano. Estamos trazendo muitos insights novos, muitas informações para que a gente possa fazer essa comparação.”
Ele ainda fez questão de fazer algumas provocações aos presentes. “Eu já deixo de início uma pergunta para todos nós aqui. Qual é a expectativa que nós, que estamos participando aqui, temos em relação a esses indicadores? Esses indicadores melhoraram ou pioraram no Rio Grande do Norte? Esses indicadores melhoraram ou pioraram a nível Brasil? Esses indicadores melhoraram em quais questões? Quais oportunidade tivemos para melhorar? Ou, nós, eventualmente, em algumas questões, pioramos um pouco no nosso resultado?
Na sequência, foi a vez do presidente da ASSURN, Gilvan Mikelyson, falar e agradecer a presença do grande público que se dirigiu até o Holliday Inn Natal. “Sejam todos muito bem-vindos. Empresários e lojistas, que vieram do interior do estado e saíram muito cedo para estar aqui. Graças a Deus, chegaram todos bem. Estou muito feliz em encontrar um evento compartilhado entre a ABRAS e a ASSURN, com uma estrutura belíssima, e que tem sido referência do ABRAS em Ação. Nós fomos os pioneiros e, a partir disso, a ABRAS entendeu que o evento realmente seria um sucesso em qualquer estado que se estabelecesse e se apresentasse.”
Ele ainda fez um especial agradecimento ao presidente da ABRAS, João Galassi. “O nosso presidente tem sido uma figura ímpar na luta. Primeiro, na implantação da cesta básica e na isenção dos impostos. E, segundo agora, com a inclusão da carne nessa cesta, que foi uma luta vencida. Essa grande batalha vencida principalmente pela ABRAS, que com os seus estudos, tem mostrado um respeito e um respaldo muito grande em suas opiniões e tem sido instrumento de consulta de todos os ministérios e todas as reuniões, realizadas em Brasília. Atualmente a ABRAS é consultada, pela credibilidade das suas informações e dos seus estudos.”
Dando início a programação de palestras, Marcio Milan abordou o tema “Eficiência Operacional” sob uma ótica nacional e apresentou uma retrospectiva do tema no estado do Rio Grande do Norte. “Muitas vezes no nosso dia a dia, com os problemas que nós temos e as dificuldades, as coisas se desequilibram, perdemos a oportunidade de discutir assuntos na cadeia produtiva. Muitas vezes, o produtor quer se aproximar do cliente, mas primeiro, ele precisa passar pelo supermercado. Todos que formam a cadeia precisam de dados e de informações. Ou seja, algo que, aparentemente está fora da cadeia, com um volume de informações para que essa cadeia se movimente.”
Com o tema “Da Satisfação ao Engajamento – Dados que geram retorno e fidelizam clientes”, o sócio da iZiO&Co, Carlos Formigari, também foi um dos palestrantes convidados para o evento. “Na minha carreira, eu começo trabalhando como consumidor e entendendo o comportamento dele. Na minha primeira empresa que montei no interior de São Paulo em 1993 sobre pesquisa de mercado, eu tive a felicidade de ter como cliente inicial um supermercado. De lá para cá, eu venho estudando a cabeça do consumidor. Então, toda vez que ele vai à nossa loja, deixa pistas. E o que elas podem nos trazer de aprendizado para cada vez mais a gente satisfazê-lo? Nos últimos cinco anos, eu me dediquei a ser varejista e montei uma operação de varejo dentro de um banco. Ou seja, mais do que levar as promoções, mandar um e-mail, enviar um WhatsApp com as informações personalizadas, é necessário entender que outros insights a gente pode ter, para encantar e engajar o consumidor.”
Representando a Ernst & Young, o gerente sênior, Helio Bertoncello, abordou o tema “Excelência Operacional na Integração entre o Varejo e a Indústria”, proporcionando insights valiosos aos supermercadistas potiguares. “Trazendo um pouco de números do varejo, já apresentados pela Thais, algo que chama bastante atenção é saber que 30 milhões de consumidores passam por dia pelas lojas. Estamos falando de 15% da população brasileira. Na cadeia produtiva que o Marcio Milan demonstrou em sua apresentação, tinha uma pessoa que era o cliente. Essa pessoa foi representada por 30 milhões de clientes que passam pela loja. Nessa cadeia, o elo mais próximo é o varejo. Então, de fato, vocês supermercadistas são protagonistas no setor de bens de consumo. Para chegar ao cliente, precisa passar pelo varejo. Quem olha no olho do cliente é o varejo. Portanto, a indústria tem uma percepção muito grande em olhar o varejo com carinho porque ela sabe que lá é que estará o feeling de demanda e perfil de cada cliente.”
No período da tarde, ainda tivemos uma palestra motivacional com o supermercadista e CEO da Fábrica de Líderes, Rafael Haddad, que movimentou Natal com o tema “Como formar líderes e equipes extraordinárias”. Haddad contou um pouco da história de sua família, sua jornada no setor e deu várias dicas importantes de como se tornar um líder.
O ABRAS em Ação nas Estaduais – Rio Grande do Norte teve o patrocínio de DM, iZiO&Co, Grupo Luminae Energia, GreenYellow, Minalba Brasil, Tendência Energia, Toledo do Brasil e NielsenIQ. E, também, os apoiadores: Qualiseg, São Braz e Trebeschi.
Em breve, confira a cobertura completa no Programa SuperHiper ABRAS. Não perca, toda quinta-feira, às 20h, na ComBrasil e no canal do Youtube da ABRAS. E, também, na edição impressa da revista SuperHiper de agosto.