Faltam poucos dias para a ABRAS’24 food retail future, evento realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e que se renova ano a ano, reunirá mais de 1.200 convidados para conhecer a visão de futuro e a estratégia do varejo alimentar brasileiro.
Entre os palestrantes da edição de 2023 do evento, o sócio da prática de transformação da McKinsey & Company no Brasil, Maurício Rebelo, foi convidado para abordar o tema “O Sucesso da Transformação”.
Leia também:
Os supermercados, no Brasil e no mundo, vivem o dilema de estabelecer negócios sólidos e mudar constantemente para acompanhar a evolução dos hábitos dos consumidores. Isso, porém, precisa começar a ser visto de outra forma: como uma grande oportunidade de se diferenciar da concorrência.
“Estamos vivendo grandes instabilidades. Novas empresas que dominam uma parte cada vez maior do mercado e aumento da mortalidade dos negócios. Precisamos nos reinventar sempre”, afirmou a época, Maurício Rebelo. Para ele, buscar a reinvenção, em vez de reagir às mudanças, faz toda a diferença. “Os momentos de crise podem ser oportunidades de aceleração para quem se coloca em uma posição de vantagem”.
Segundo o consultor, as companhias que se adaptam melhor às mudanças aproveitam as crises para se transformar. Ao abraçarem a transformação, no lugar de resistirem a ela, esses negócios melhoram seu posicionamento ao focar a eficiência operacional, o crescimento acelerado com segmentação de mercado, os investimentos táticos, os movimentos estratégicos de M&A (sigla em inglês para fusões e aquisições) e a reinvenção. “A inovação cria oportunidades, mas é preciso saber aproveitar”, afirmava Rebelo.
O executivo ponderou que, segundo a McKinsey, 70% das transformações feitas pelas empresas no mundo não geram resultado. “Barreiras culturais criam resistência às mudanças, a falta de ‘mentalidade de dono’ diminui o engajamento, os desafios pouco ambiciosos dados ao time não trazem estímulo, os planos nem sempre são bem executados e os incentivos não estão necessariamente alinhados à criação de valor”. Segundo ele, para obter resultados singulares, os supermercados precisam estar atentos a estes oito pontos que estão no quadro acima.
ABRAS’24 food retail future
Com o tema “The Consumer Life Challenge – Melhorando a vida do consumidor”, a ABRAS’24 food retail future terá a participação dos maiores decisores do varejo alimentar brasileiro, de 15 a 17 de setembro no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas, São Paulo.
A programação abordará a agenda empresarial, temas institucionais, políticos e econômicos, reunindo especialistas nacionais e internacionais, e autoridades que compartilharão suas perspectivas sobre como compreender e decifrar a realidade da vida dos consumidores brasileiros, visando melhorar suas vidas.
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Galassi, o encontro promete ser transformador, proporcionando aos líderes do varejo alimentar brasileiro a visão, a estratégia e o conhecimento necessários para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do futuro. “O futuro do varejo alimentar no Brasil depende de nossa capacidade de inovar e de atender às necessidades dos consumidores de forma próxima, eficaz e sustentável. Com a ABRAS’24 food retail future, queremos inspirar e orientar o setor para que possamos juntos mergulhar na vida dos consumidores e definir as novas fronteiras do varejo alimentar no Brasil”, afirma Galassi.