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A Importância do Plano Real para o Varejo Alimentar Brasileiro

Consumidores se livraram da remarcação diária dos preços e ganharam poder de compra

De Edevaldo Figueiredo
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A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) destaca a importância crucial do Plano Real para o desenvolvimento e fortalecimento do varejo alimentar no Brasil. Implementado em 1994, o Plano Real trouxe a estabilização da economia, o controle da inflação e a previsibilidade necessária para o crescimento sustentável do setor de supermercados e, consequentemente, para a segurança alimentar da população brasileira.

A estabilidade econômica proporcionada pelo Plano Real permitiu aos supermercados expandir suas operações, investir em infraestrutura, tecnologia e logística, e aprimorar os serviços oferecidos aos consumidores. Com a redução das oscilações inflacionárias, foi possível planejar melhor as operações, negociar contratos de longo prazo e garantir uma oferta constante de produtos de qualidade a preços justos. Os consumidores se livraram da remarcação diária dos preços e ganharam poder de compra.

João Galassi, Presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

“O Plano Real, que completa 30 anos de sua elaboração e implantação no país, foi um divisor de águas para o varejo alimentar no Brasil. A estabilidade econômica trouxe confiança para investimentos no setor, permitindo um crescimento significativo na oferta de produtos e serviços para os consumidores. Hoje, o varejo alimentar brasileiro é um dos mais desenvolvidos do mundo, graças à base sólida construída a partir de 1994. O Plano Real foi a alavanca necessária que proporcionou o crescimento principalmente dos pequenos supermercados, criando competitividade e alavancando os empregos no Brasil. Por sinal, o setor de supermercados no Brasil é um dos mais desconcentrados no mundo. Parte desse sucesso se deve ao sucesso do Plano Real”, destaca o presidente da ABRAS, João Galassi.

A estabilidade econômica também permitiu a ampliação do acesso ao crédito para consumidores e empresas e o avanço tecnológico no varejo, impulsionando o consumo e fomentando o crescimento do setor. A maior previsibilidade econômica também incentivou o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a segurança alimentar e a nutrição, beneficiando milhões de brasileiros. A oferta de produtos alimentares se diversificou consideravelmente e as mudanças nos hábitos de consumo apontaram um aumento na demanda por alimentos saudáveis, orgânicos e naturais, levando o setor a ajustar sua oferta para atender a essa demanda crescente.

Em um momento em que o Brasil enfrenta novos desafios econômicos, é fundamental lembrar dos avanços conquistados com o Plano Real e da importância de manter políticas que garantam a estabilidade e o crescimento sustentável do varejo alimentar, essencial para a economia e para a qualidade de vida da população.

Sobre a ABRAS

A Associação Brasileira de Supermercados é responsável por representar o varejo alimentar no país, que conta com mais de 414 mil lojas e um faturamento de R$ 1 trilhão em 2023. Ao todo, o setor movimenta 9,2% do PIB nacional e emprega 9 milhões de pessoas no país. Nessa permanente jornada, a entidade conta com a integração de 27 associações estaduais de supermercados.

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Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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