Consumidor
95% dos brasileiros preferem marcas que investem em sustentabilidade

E 68% consideram o respeito e o reconhecimento da importância do cliente como os principais critérios para escolher o supermercado
De acordo com pesquisa inédita encomendada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) e divulgada durante a 37ª edição da APAS Show,95% dos brasileiros dão prioridade para produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis e 64% já deixaram de consumir uma marca ou frequentar um estabelecimento ao saber que a empresa ou seus funcionários não tiveram um comportamento ético. “Além de oferecer produtos que atendam suas necessidades, os consumidores têm optado por marcas que investem em programas de preservação ambiental e responsabilidade social e que a sustentabilidade não está apenas no discurso”, afirma Carlos Corrêa, diretor-geral da APAS SHOW.
Entre as motivações para escolher um supermercado, 68% dos consumidores consideram o respeito e o reconhecimento da importância do cliente como os principais critérios. Na sequência, aparecem investimentos e ações inclusivas para funcionários, sustentabilidade ambiental e programas de valorização de fornecedores e parceiros. “Do fornecedor ao colaborador, todos são importantes e recebem um olhar atento do consumidor”, enfatiza o executivo.
Comportamento online no setor supermercadista
A pesquisa ainda revela que 67% dos entrevistados entre 25 e 34 anos costumam comprar de forma online. A facilidade de comparar preços, encontrar tudo o que se procura e a comodidade de agendar as entregas são os responsáveis pelo crescimento de 15% das compras virtuais entre 2022 e 2023.
Mas, isso não significa que as lojas físicas perderam força. Elas ganham a preferência do consumidor nos quesitos atendimento pessoal e ambiente confortável, independente da faixa etária, classe social ou gênero.
Hábitos alimentares
Outro ponto interessante destacado pelo estudo é a mudança nos hábitos alimentares dos brasileiros, mostrando que 53% da população procura manter uma alimentação saudável em boa parte das refeições e 15% optam por alimentos naturais, orgânicos e pouco industrializados. Esse número representa um sólido crescimento de 6% em relação ao registrado em 2022.
Atento a esta mudança, o setor supermercadista tem ampliado a oferta de produtos chamados FLV (frutas, verduras e legumes), que ganharam destaque especialmente após a pandemia, quando as pessoas aumentaram a preocupação com a saúde e a qualidade de vida.
- Carlos Corrêa
- Divulgação da Pesquisa

Últimas Notícias

Novo Atacarejo abre três unidades neste mês

Piracanjuba apresenta nova diretora de marketing

Programa do Assaí forma mais de 600 colaboradores para cargos de liderança de loja
