<< Voltar pra Home

Destaques



NRF´24 Big Show: o que esperar desta edição

11 de janeiro de 2024
 - 
15:15
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “NRF´24 Big Show: o que esperar desta edição”

Integração de Machine Learning, Inteligência Artificial e estratégias omnichannel são algumas tendências apontadas pelo especialista; confira!

Com o título Make it Better, Make it Now, a National Retail Federation – NRF 2024 é o principal evento do setor varejista mundial e este ano acontece de 14 a 16 de janeiro em Nova York. É um marco inicial para os varejistas que buscam crescimento e relevância contínua. Além de completa atualização dos acontecimentos mundiais que acabam impactando diretamente nos negócios, como por exemplo, a pandemia da Covid-19, que obrigou as redes de supermercados a se adaptarem as diversas mudanças, inclusive, entender do comportamento do consumidor.

“Sobre as principais tendências no varejo alimentar na NRF inclui estratégias Omnichannel, ou seja, atender o cliente onde ele quer ser atendido, sem barreiras, sem rupturas, sem costuras, colocando o cliente no centro e desenhando todo o processo de atendimento a partir da melhor jornada para ele e não para a empresa. A integração de Machine Learning, Inteligência Artificial (IA) no processo e o que impulsiona naturalmente a inovação das empresas, ênfase na responsabilidade social e sustentabilidade, avanço da automação e da robotização para trazer uma experiência melhor para o cliente e também o movimento que a gente vê nesse segmento é o uso da realidade aumentada para melhorar a experiência de compra”, explica o professor de marketing de vendas da  Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Dino Gueno, que também participará do evento”.

Tecnologia

A NRF2024 é muito votada à área da tecnologia.  Uma que deve aparecer com mais força nesta edição é o uso de Inteligência Artificial (IA) para personalizar o atendimento ao cliente, otimizar as operações com a IA e uma visão computacional mesmo, com operações mais autônomas e também venda de alimentos frescos do supermercado com inovação no Drive-Thru, que não é exatamente uma inovação, mas é uma resposta à demanda de pressa dos clientes neste segmento. Outro ponto que ganhou força nos últimos, e a NRF trouxe muito forte, foi a questão desta demanda dos consumidores por uma alimentação mais saudável, orgânica, sustentável. Vimos as cadeias de varejo americanas revisando há muito tempo toda a sua cadeia de fornecedores, pressionada pelos consumidores por práticas mais saudáveis e mais sustentáveis.

Food service

O professor Dino Gueno também reforça que o evento tem um foco bem especial no food service, inclusive oferece a food service innovation zone lá. “Essas inovações devem incluir equipamentos de cozinha avançados. Como por exemplo, forno sem ventilação, robôs automatizados para aumentar a eficiência de cozinha. Isso sem contar na integração da internet das coisas, que vai permitir o monitoramento e gerenciamento em tempo real de equipamentos, segurança alimentar e estoque, que é um desafio sempre do ramo de food servisse”.

O especialista lista sete tópicos que a NRF deve abordar este ano. Confira:

  1. Inteligência Artificial e Previsão de varejo: Cada vez mais sofisticada a IA terá um foco especial na previsão de varejo, sobretudo na capacidade de usar dados do consumidor para prever demandas futuras e movimentos de mercado, mudando a abordagem dos varejistas de reativa para proativa.
  2. Experiência na loja física: As lojas físicas devem ser reinventadas para oferecer experiências imersivas aos clientes além das compras tradicionais. Isso inclui o uso de realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista para enriquecer a experiência de compra.
  3. Prevenção de roubos no varejo: Roubos e furtos interferem diretamente nos resultados da empresa e a NRF deve abordar as novas inovações em segurança, como o uso de reconhecimento facial e outras ferramentas de IA para combater eficazmente o roubo e facilitar novas tecnologias de checkout.
  4. Finanças incorporadas (Embedded Finance): Há uma tendência crescente de varejistas oferecerem soluções de serviços financeiros, como pagamentos com um clique, cartões de crédito da loja e programas de pagamento ou seguros nativos.
  5. Fidelidade do cliente: O cliente deseja cada vez mais uma experiência personalizada. Acredito que a ênfase em programas de fidelidade está se intensificando, com consumidores exigindo incentivos reais, personalização e uma conexão forte com a identidade da marca do varejista.
  6. Tendências de varejo digital: Serão discutidas as últimas tendências de comportamento digital dos consumidores que vão transformar os hábitos de compra em 2024, permitindo que os varejistas atendam a essas novas demandas e capturem mais do mercado de comércio eletrônico.
  7. Prova Social e Tendências de produto: A prova social, que utiliza a influência de terceiros para influenciar clientes em potencial, será amplamente discutida pois é um mecanismo que pode ser usado para aumentar as conversões, mostrando a popularidade do produto em tempo real nas páginas de detalhes do produto ou listas de categorias.

Varejo alimentar

Dos  tópicos apontados acima o professor cita algumas apostas para o varejo alimentar trabalhar neste ano: inteligência artificial e previsão de comportamento. “Porque a inteligência artificial é uma ferramenta poderosa para análise de dados dos consumidores, porque ela permite uma visão mais precisa sobre as demandas do futuro, sobre as tendências do mercado. E a capacidade de antecipação pode ser fundamental para o varejo alimentar, otimizando estoque, campanha de marketing, estratégia de venda”.

Outra aposta de Dino Gueno é a experiência na loja física. “Com o e-commerce em alta, as lojas físicas precisam se reinventar. Para o varejo alimentar, criar experiências imersivas, mais agradáveis, mais fluidas, sem ruídos, sem desconfortos para o cliente. Inclusive, usando realidade virtual aumentada, outras experiências podem enriquecer essa jornada de compras, tornando a loja mais atraente, mais memorável”.

E por fim, programa de fidelidade.” Eu penso que essa busca de retenção do cliente, porque é muito caro trazer um cliente, e não é uma novidade um programa de fidelidade, mas a maneira como a tecnologia e a criatividade também está sendo empregada, para os programas de fidelidade, sem dúvida para esse segmento food service, pode oferecer experiências personalizadas conectadas à identidade da marca, que são essenciais para funcionar. Então, basicamente significa entender as preferências e hábitos de compra dos clientes para oferecer incentivos e promoções mais direcionados e mais eficientes”, finaliza.

Sobre a  NRF

A NRF Retail’s Big Show é uma das feiras mais importantes de varejo e de consumo do mundo. É realizada há mais de 100 anos em Nova York, nos Estados Unidos, sempre no mês de janeiro. O evento é marcado por um congresso disputado que reúne presidentes das maiores marcas do varejo global, assim como especialistas que estudam o tema em profundidade. A área expositiva apresenta, ainda, as principais tendências em tecnologia e serviços para o setor. Tradicionalmente, a NRF Retail’s Big Show leva aos Estados Unidos milhares de executivos todos os anos, e o Brasil é o segundo país, fora os próprios EUA, com mais participantes.

 

 


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Grupo Lagoa projeta abertura de 2 lojas no Ceará até 2025

Expectativa é que sejam gerados 200 empregos diretos na região metropolitana de Fortaleza Administrado pela MWN Alimentos, o Super Lagoa…
Image

Grupo Pão de Açúcar apresenta melhora operacional no 1T24

Com alta de receita líquida ante a 1T23; empresa registrou crescimento em todas as suas bandeiras Em comunicado realizado na…
Image

Whole Foods aumenta uso de promoções para conquistar clientes

Supermercadista reforça redução de preços em itens de marca própria e vê crescimento de dois dígitos nas ações promocionais Por…
Image

Dover-Roll abraça a Economia Circular e convida varejistas e consumidores a participarem da iniciativa

Por um futuro mais sustentável, marca investe em produção com plásticos reciclados Oferecido por Dover-Roll Em um momento crucial para…