Considerada a segunda principal data para o segmento, a campanha tem como objetivo aumentar o consumo do produto
A Semana do Pescado acontecerá de 1 a 15 de setembro em todas as regiões do Brasil. O evento considerado pelo varejo a “segunda quaresma”, visa aumento do consumo de produtos da pesca e da aquicultura; atividades que envolvem milhares de pessoas em todo país.
Em sua 19ª edição, a campanha, criada pelo extinto Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), tem como objetivo incentivar o aumento do consumo de pescado, rico em nutrientes, como forte aliado para saúde, tendo impacto direto na economia brasileira. Na última “Semana do Pescado”, o segmento alcançou 30% de aumento no consumo em relação à edição de 2020.
“A semana do Pescado deste ano pretende ser a maior, alcançando 100% dos estados brasileiros, com engajamento mais forte do setor varejista, além de incentivar produto no cardápio escolar, pois temos grande mercado com mais de 40 milhões de alunos”, comenta Altemir Gregolin, Ex Ministro da Pesca, presidente do IFC Brasil, e membro da Coordenação Nacional do evento.
Durante o evento, setores produtivos se unirão na ampliação da oferta de pescado. A organização da “Semana do Pescado” proporciona diversas ações de impulsionamento junto às indústrias, supermercados, restaurantes, feiras livres e outros pontos de venda no atacado e varejo, com eventos gastronômicos e afins para possibilitar maior acesso da população.
Campanha estimula o consumo apresentando diferentes informações sobre pescado
Durante a campanha, há um aumento de até 50% nas vendas, tornando a Semana do Pescado a segunda principal data para a comercialização, atrás apenas da Quaresma. Com suporte de entidades parceiras, além de empresas atuando em duas pontas: na oferta (setor produtivo) e na venda (junto ao consumidor final), os organizadores da Semana do Pescado buscam atingir todo território nacional.
Outro ponto-chave dos organizadores é ampliar a informação sobre as espécies e as origens dos produtos, com foco na boa qualidade e sustentabilidade destes. A ideia é apresentar as inúmeras possibilidades de espécies provenientes da pesca e aquicultura, além da diversidade de produtos frescos, congelados e processados que estão disponíveis. A proposta busca ainda desmistificar que o pescado é um produto de difícil preparo, limpeza e armazenamento, bem como, que o consumo deve estar atrelado somente a datas especiais.
O sucesso da 18ª edição
A 18ª edição da Semana do Pescado, realizada em 2021, teve o desafio de atingir maior capilaridade entre os Estados brasileiros e alcançou mais de 70% das regiões do país. Isso foi possível com a ampla articulação e engajamento do setor produtivo, das empresas e das entidades nacionais que atuam em prol do setor de pescado.
Os organizadores do evento descentralizaram as ações, buscando pontos focais em todos os Estados brasileiros, impulsionando a promoção ao maior consumo principalmente junto a indústrias, supermercados, restaurantes, feiras livres e outros pontos de comercialização no atacado e varejo, eventos gastronômicos e outros.
“As reuniões virtuais foram essenciais para nos aproximar da realidade de cada Estado e lograrmos a descentralização das ações. Acredito que demos um passo certeiro no sentido de aproximar a campanha do consumidor, ampliando o alcance da Semana a nível nacional. Seguimos trabalhando juntos para que a 19ª edição seja ainda mais inclusiva e a mais abrangente de todas”, enfatiza Thamires Quinhões, que é membro do comitê organizador do evento.
As parcerias com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) também foram fundamentais para que a campanha ganhasse maior adesão das redes do varejo e do foodsevice.
A Semana do Pescado
É uma campanha que tem como objetivo incentivar o consumo de pescado em todo o Brasil, realizada anualmente na primeira quinzena de setembro com ações promocionais, educativas e eventos gastronômicos.
A Coordenação Nacional do evento é composta em 2022 pelo ex-ministro da aquicultura e pesca e presidente do IFC Brasil, Altemir Gregolin; pelo médico veterinário doutor em higiene veterinária e processamento tecnológico de pescado, André Medeiros; pela empresária, dona da peixaria Divina Providência no Rio de Janeiro, e especialista em comunicação B2C, Manuela Ornelas; pela diretora executiva da Associação Brasileira de Fomento ao Pescado (Abrapes), Thamires Quinhões; pelo Presidente do Sindicato da Indústria da Pesca no Estado de São Paulo (Sipesp), Roberto Imai; e pelo Presidente da Comissão Nacional de Aquicultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Paco Farina.
Para aderir a campanha e baixar os materiais disponíveis, acesse o site: www.semanadopescado.com.br
Ou siga no Instagram: @semanadopescado