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Artigo: Última geração da Albertsons em funcionamento 17/09/2019 às 14h

*Antonio Carlos Ascar

 

A Idaho é a loja de última geração já em funcionamento da Albertsons, em Boise, terceira maior rede supermercadista dos Estados Unidos, com 2.320 unidades e vendas de mais de 60 bilhões de dólares. É uma vitrine e um grande aprendizado para a venda de perecíveis.

 

Segundo o presidente da divisão, John Colgrave, esta é a loja do wow (uau), pois ao andar pelos corredores os clientes ficam admirados. "E falam várias vezes, wow! Nós também a chamamos de loja de alimentação do paraíso, com produtos como: refeição embaladas, pronto para cozinhar, pratos exóticos como pernas de rã. Uma total concentração em perecíveis."

 

 

Produtos artesanais são uma constante na enorme linha da loja. O que você mais vê são cartazes como: Made in store (feito na loja), Os cozinheiros estão cozinhando e Os padeiros estão assando. De acordo com Colgrave, o serviço é incessante para oferecer tudo muito fresco aos clientes. Como loja de nova geração ela será um teste para novos conceitos, que serão analisados e, se aprovados, poderão se estender para as outras unidades da rede. "Não queremos ser só mais uma loja e sim um local de encontro", diz o presidente.
Na verdade, é uma loja única e totalmente diferente.

 

Linha e departamentos


A Idaho opera todos os departamentos de um grande supermercado ou superloja e neles existem 40 mil referências (SKU).
Há uma pequena mercearia, que ocupa 13,5 metros quadrados da área de vendas, o resto é só de perecíveis: floral, farmácia, cafeteria, restaurante, sushi e rotisseria, com uma enorme linha de sanduíches, pratos prontos e saladas. No almoço, há uma oferta de lanche, pizzas, churrascos, sopas, entre outras opções.


Muita coisa é produzida na loja como queijo mussarela, salsicha, chocolate e uma enorme variedade de pães e doces. Há um completo bar, no mezanino, o Broadway on the Rocks, que traz bandas e outros eventos sociais, e onde os clientes podem desfrutar de uma refeição durante a semana enquanto admiram as montanhas e o pôr do sol, considerado por Colgrave, o melhor da cidade.

 

O cliente pode levar qualquer produto da loja, inclusive vinho, para apreciar na área do restaurante, no mezanino. "É um conceito totalmente novo para um supermercado aqui no Vale do Tesouro. Esta é a primeira loja da Albertsons do tipo na região", diz Colgrove.

 

Estudem bem esse layout e surpreendam-se com as novidades:


O mais espetacular da loja é seu layout, privilegiando totalmente os perecíveis e incorporando muitos dos conceitos do novo formato "Catering".

 

Eu próprio medi algumas das áreas dos departamentos e veja o que achei:

 

- A área da mercearia representa só 13,5% da área de vendas. Num supermercado convencional seria de 45% a 55%.
- O departamento de frutas e verduras ocupa 6,7% do total.
- A área de congelados tem 5,8% da loja.
- A padaria ocupa 7,2%.
- E a área de carnes 3,3% da unidade.

 

Informações da loja

 

Endereço: 1219 S. Broadway Ave. Boise, Idaho
Inauguração: 21 de julho de 2018
Área total: 6 mil metros quadrados
Área de vendas: 4,1 metros quadrados
Linha de produtos: 40 mil SKU
Colaboradores: 350
Check-outs: 10, e mais 2 internos
Horário de funcionamento: 6h à meia-noite

 

Em tempo: Havia uma loja no amplo terreno de 2,4 mil metros quadrados de área total construída, inaugurada em 1959. Foi demolida em abril de 2018 para a inauguração da Idaho, construída no local. Inaugurada 79 anos após Joe Albertson ter aberto sua primeira loja de supermercado na cidade sede de Boise.
Para fechar, os executivos falam que a linha de produtos, os departamentos e a atmosfera agradável e alegre têm criado uma "eletricidade" que não pode ser vencida. Os consumidores têm nos dito que encontram algo único na loja, e que eles adoram fazer compras na nova unidade.

 


Clique aqui
e veja vídeo sobre a loja.

 

 

Texto original de  Jim Dudlicek - 06/02/2019    PG magazine

Adaptação e tradução livre de Antonio Carlos Ascar           

 

*Antonio Carlos Ascar é estudioso das tendências mundiais do varejo de autosserviço. Graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV (SP), e especialização em Empreendedorismo pela Babson College de Boston (EUA). É autor do livro Glossário Ascar de Termos Supermercadistas e do livro Distribuindo as Camisas, (à venda no site www.mercadolivre.com.br). Por 31 anos foi diretor executivo do Grupo Pão de Açúcar, implantou diversos formatos de loja como: Extra, Minibox, Superbox, Peg Faça, Express, entre outros. Atualmente é consultor e sócio diretor da Ascar & Associados, empresa de consultoria que atua na prestação de serviços a redes supermercadistas. Ascar é também palestrante internacional, consultor de varejo da Abras e articulista da revista SuperHiper, publicação da Abras. www.ascarassociados.com.br.

 

 

 



 

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