(241)
Entidade
Apresentação
Diretoria Executiva
Conselho Consultivo
Conselho Fiscal
» Palavra do Presidente
Agenda Abras
 
Você está em:

Abras

É hora de olhar adiante

   

 

Este mês os empresários do autosserviço estão recebendo o mais importante estudo do setor supermercadista brasileiro, o tradicional Ranking Abras/Superhiper. Em sua 42ª edição, a pesquisa, elaborada pelo nosso Departamento de Economia, em parceria com a Nielsen, traz um raio X dos supermercados, com dados inéditos que servirão de referência para os planejamentos e estratégias de diversas empresas.


É impossível analisarmos nosso desempenho no último ano sem ressaltar a péssima surpresa que tivemos com a paralisação dos caminhoneiros, que travou o País, gerando desabastecimento e prejudicando a produção. Como sabemos, o efeito de tudo isso foi avassalador, com perdas financeiras irrecuperáveis para a economia, travando nosso segundo semestre.


Diante desse cenário, os supermercadistas precisaram rever seus planejamentos. A projeção da Abras para o crescimento nas vendas passou de 3% no início de 2018 para 2,53%, em julho. E acabamos fechando o ano em 2,07%. E não foi somente nós que fomos surpreendidos com resultados abaixo do esperado. O mercado financeiro viu o PIB, estimado em 2,7% no começo de 2018, chegar com esforço a 1,1%.


Em meio a esse cenário, o nosso setor registrou faturamento de R$ 355,7 bilhões em 2018, um crescimento nominal de 0,7% na comparação com 2017. Mas, diante da perda do ritmo da recuperação econômica pela qual passamos, esse resultado foi até um alívio. Nosso crescimento tem impacto direto na economia brasileira, somos hoje responsáveis por 5,2% do PIB. No ano passado, nossas 89,6 mil lojas geraram 1,853 milhão de empregos diretos, ante 1,822 milhão registrado em 2017, o que resultou no crescimento de 30,7 mil novos postos de trabalho no País. 


Sem falar nos cinco milhões de empregos indiretos que o setor gerou. Seguimos nos equilibrando para continuar investindo e ampliando os negócios. Agora é olhar adiante e pensar em como desenvolver novas ações para que possamos gerar melhores resultados para o Ranking Abras/SuperHiper de 2020. O Brasil precisa de um salto maior na recuperação econômica. 


A manutenção da inflação e dos juros baixos tem nos favorecido, aliada à nova política econômica mais liberal do governo federal, mas, infelizmente, isso não tem sido sufi ciente e, sem a aprovação da reforma da Previdência, continuaremos colados no fantasma da crise. O avanço desta pauta é prioridade, os supermercadistas precisam se mobilizar, falar com os deputados que conhecem, ressaltar a relevância dessa conquista para um futuro mais promissor do Brasil. 


Juntos, somos mais fortes! Esperamos boas notícias nos próximos meses. E que a força da nossa atividade seja sempre crescente. Obrigado a todos que nos ajudaram em mais uma pesquisa Ranking Abras/SuperHiper, vocês são vitoriosos!

 

Atualizado em Maio de 2019