(241)
Entidade
Apresentação
Diretoria Executiva
Conselho Consultivo
Conselho Fiscal
» Palavra do Presidente
Agenda Abras
 
Você está em:

Abras

Perdas: é preciso mudar a mentalidade

   


As perdas dos supermercados brasileiros somaram R$ 6,7 bilhões no ano passado, o que corresponde a 1,89% do faturamento bruto do setor. Para quem é empresário e precisa lidar diariamente com inúmeros desafios para empreender no Brasil, qualquer prejuízo é significativo. E no momento econômico que estamos vivendo, com a retomada do crescimento ainda lenta, melhorar nossa competitividade se torna uma grande estratégia.


Desde seu surgimento, a Abras se empenha na construção de um setor mais forte e produtivo, e diminuir as perdas das lojas está entre uma das nossas principais prioridades. O famoso “prevenir é melhor que remediar” precisa ser o lema de todos os empresários que buscam a evolução e o desenvolvimento de seus negócios.


No dia 14 de agosto, realizamos a 7ª edição do Fórum de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos, em São Paulo, um grande evento que reuniu especialistas da cadeia de abastecimento para debater o que tem dado certo e o que deu errado no setor. Nesta edição de SuperHiper estamos trazendo a cobertura completa do Fórum, que contou com mais de 400 profissionais de diversas redes supermercadistas.


De acordo com a 19a Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, realizada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras, 66% das empresas participantes possuem área de prevenção de perdas. Dentre os principais motivos citados pelos que não possuem a área está o alto custo. E mudar esta mentalidade é necessário! Isso não pode se tornar mais um obstáculo, perante tantos que já temos, para manter nossas lojas em atividade.


Mensalmente, reunimos diversos profissionais do varejo nas reuniões do Comitê Abras de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos, e estamos realizando um trabalho de identificação dos problemas em comuns entre as redes e conscientizando os participantes de que a área de prevenção de perdas precisa ser vista como um  forte aliada dos negócios, como um precioso investimento e não como gasto.


Somente um trabalho em conjunto de todo o setor pode nos auxiliar na diminuição dos prejuízos que, anualmente, afetam nossas lojas e impactam diretamente os nossos resultados. Entender isso pode ser muito valioso para melhorarmos nossa competitividade. Participe do comitê, entre em contato com a Abras, e nos ajude nessa importante tarefa de prevenir as perdas nos supermercados brasileiros!

 

Atualizado em Setembro de 2019